A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou em primeira votação um pacote de projetos que reorganiza a estrutura administrativa da prefeitura. Foram aprovados em primeiro turno o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 35/2025, que cria e regulamenta a Controladoria Geral do Município; o PLC 36/2025, que altera a estrutura da Secretaria Municipal de Água e Esgoto; e o PLC 37/2025, que promove uma reestruturação mais ampla das secretarias municipais.

Os textos foram defendidos pelo líder do governo na Casa, vereador Lincoln Fernandes (PL), que destacou a proposta como passo para modernizar a gestão, aumentar a transparência e aprimorar os mecanismos de controle interno e de prestação de serviços, especialmente no abastecimento de água e saneamento. Do outro lado, as vereadoras Duda Hidalgo, Perla Muller e Judeti Zili, todas do PT, e o vereador André Rodini (NOVO) votaram contrários e apontaram riscos jurídicos às propostas, alegando inconstitucionalidades e diversas irregularidades nos projetos.

A votação ficou marcada por momentos de forte confronto verbal entre o líder governista e parlamentares de oposição. Os projetos agora devem retornar à pauta nas próximas sessões para votação da redação final e eventual aprovação em segundo turno. Caso sejam aprovados definitivamente, as mudanças estruturais entram em fase de implementação conforme as normas estabelecidas nos textos aprovados.

Confira trechos das argumentações contrárias e a defesa do líder do governo

0:00
/10:49