Campo Limpo destaca reciclagem como pilar da sustentabilidade no agronegócio

Implementado em 2010, o Programa de Educação Ambiental (PEA) tem como foco alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Campo Limpo destaca reciclagem como pilar da sustentabilidade no agronegócio

Em entrevista, o presidente da Campo Limpo, Marcelo Okamura, afirmou que a reciclagem e práticas sustentáveis são fundamentais para o setor do agronegócio. Okamura explicou que a entidade opera um sistema de logística reversa para embalagens plásticas de defensivos agrícolas: os recipientes usados são recolhidos, levados a unidades de transformação, reciclados e devolvidos ao mercado como novas embalagens após testes de qualidade.

Segundo ele, a Campo Limpo hoje recicla 100% dos plásticos rígidos empregados na agricultura. O processo reduz emissões, cerca de 1,4 kg de CO₂ deixado de ser emitido por embalagem reciclada, e também consome menos água que a produção a partir de matéria-prima virgem. Para que as embalagens sejam reaproveitadas, os produtores rurais devem realizar a tríplice lavagem antes de encaminhá‑las aos pontos de coleta e centros de reciclagem da entidade.

Okamura ressaltou ainda que a atuação da Campo Limpo vai além da recuperação de materiais e inclui iniciativas educativas. Implementado em 2010, o Programa de Educação Ambiental (PEA) tem como foco alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de introduzir conceitos de sustentabilidade e práticas diárias de cuidado ambiental. A entidade também desenvolve ações em nível universitário, mas mantém ênfase na formação de crianças para consolidar mudanças de comportamento a longo prazo.