No mês de março, nasceram no Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto oito filhotes do cruzamento dos cães Hope e Black, da raça Pastor Belga Malinois. São quatro machos e quatro fêmeas que já completaram um mês de vida.

A escolha dos pais para a reprodução deve-se ao fato de serem cães com ótimos impulsos de caça e presa, essenciais para um animal que irá exercer uma função específica dentro do Canil ou em outra corporação, pois a probabilidade de os filhotes herdarem essas habilidades é muito grande.

A intenção do Canil é selecionar dois filhotes que apresentarem maior aptidão para serem cães policiais, mais conhecidos como K9, e darem continuidade aos serviços prestados pelos cães Índio e Black, que estão para se aposentar. Os outros seis serão treinados e doados a outras instituições de segurança pública.

Para o coordenador operacional da GCM e do Canil, agente Luchetti, é preciso dar um bom local de descanso aos cães que irão se aposentar e já iniciar os treinamentos com os filhotes. “Conhecemos a origem dos cães e a alta capacidade que possuem. Podemos realizar um bom trabalho de base, tais como socialização, ambientação, estímulos e apresentação gradativa dos materiais de treinamento”, explicou.

O nascimento dos filhotes foi possível graças à realização da reprodução consciente, com o acompanhamento dos GCMs do Canil. Os animais recebem acompanhamento veterinário e alimentação saudável, pois as fêmeas têm uma necessidade nutricional maior durante a gestação.

Os cuidados continuam após o parto, incluindo os filhotes, que nos primeiros dias de vida recebem um cuidado especial, com o desmame no período correto para o início da alimentação, além de receberem as primeiras vacinas e vermifugação.