Objetivo é a elaborar o prontuário eletrônico específico do serviço, para integrar o Sistema Municipal de Assistência Social
Foto: Divulgação
A equipe do SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) da Secretaria de Assistência Social passou por um treinamento, na manhã desta quinta-feira, para operacionalizar o SIMUAS (Sistema Municipal de Assistência Social). Além da elaboração do prontuário específico de acolhimento, a ação também faz parte do programa “Ribeirão sem papel”.
O encontro marcou o início da elaboração do prontuário eletrônico para o armazenamento dos dados, onde todos os funcionários passam a usar o SIMUAS.
“É um passo muito importante e de alta complexidade, porque realmente é uma melhoria estrutural no atendimento ao público-alvo. Isso vem ao encontro com as melhorias que o SAICA tem recebido desde ano passado. Agora estamos na etapa de aprimoramento dos dados”, comenta Larissa Soares Melo, chefe da Alta Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial.
Os SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) acolhem crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação dos direitos, tais como: abandono, negligência e violência ou pela impossibilidade de cuidado e proteção familiar.
As unidades dos SAICAs são espaços que proporcionam ambiente confortável e aconchegante.
As crianças e adolescentes são acolhidos acompanhados por profissionais especializados, que os ajudam a entender as perdas, resgatar a autoestima e desenvolver senso de pertencimento e protagonismo. Este é um espaço seguro, para que as crianças e adolescentes possam ser e estar inseridas na sociedade, por meio de um desenvolvimento saudável.
Ribeirão Preto possui hoje, 48 crianças acolhidas no SAICA. Este mês, a Secretaria de Assistência Social deve inaugurar a segunda unidade, que irá disponibilizar mais 10 vagas.