Centro Cultural Palace Recebe Exposição Com Retrospectiva Da Caminhada Do Calvário

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Centro Cultural Palace Recebe Exposição Com Retrospectiva Da Caminhada Do Calvário

A parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e o grupo Amigos da Fotografia deu origem à Exposição Retrospectiva: “Seguirei teus passos”, de Rubens dos Reis Guerra e “Caminhada do Calvário”, de Profº Osmani Antônio Oliveira. O trabalho, que tem a curadoria de Carmem Luiza Rezende e apoio da fotógrafa Elza Rossato, estará aberto ao público de 13 a 30/04, no Centro Cultural Palace.

A exposição busca levar o espectador a vivenciar um pouco da celebração religiosa, por meio de 123 fotos das edições de 1995 a 2019. Essa imersão visa difundir a festividade e celebrar os 25 anos de existência desta tradição. Trabalhando com o acervo cedido pelo grupo Amigos da Fotografia, a curadora selecionou fotos e trechos de vídeos que marcaram as edições entre 1995 e 2019.

“As manifestações culturais e a encenação pública sobre a Caminhada do Calvário representam não só a via crucis, mas abordam também vários problemas atuais, como a miséria, fome, guerra, desigualdades, violência, ódio, terrorismo e injustiças.” explica Carminha.

Nas últimas edições, cerca de 60 atores participaram da encenação teatral na Praça São Mateus, no bairro Quintino I, com público aproximado de 5 mil pessoas na apresentação do julgamento de Cristo em praticáveis montados na Praça.

Caminhada do Calvário em Ribeirão
A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade. 

Patrimônio Imaterial

A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Ribeirão Preto, por Decreto-Lei nº 12.924, em dezembro de 2012. Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento. Um costume que teve origem no século XI, onde os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.

Serviço:
Abertura: 13/04/2022, às 16h30

Visitações: 13 a 30/04/2022, das 9h às 20h

Local: Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322)

Entrada Gratuita

Contato: (16) 3636-9187