O Calçadão, no Centro de Ribeirão Preto, registrou aglomerações no primeiro dia de retorno das atividades comerciais. Na sexta-feira, 7, a Prefeitura publicou um decreto que regulamentava as novas regras da quarentena no município após a cidade ter passado da fase vermelha para a amarela dentro do Plano São Paulo. 

Segundo o decreto municipal, dentro das lojas, a lotação máxima pode ser de 40% da capacidade prevista no alvará de funcionamento. Mas a Rua General Osório e outras importantes ruas comerciais do centro da cidade apresentaram visível aglomeração de pessoas.

Na tentativa de se evitar o ajuntamento populacional, como o ocorreram na reabertura do comércio em junho, a Prefeitura ampliou de seis para oito horas de funcionamento diárias.  “A impressão que a gente tem é que quanto mais a gente restringe e diminui os horários [de funcionamento], mais a população tem a ânsia de frequentar aqueles lugares. A ideia é que a gente fique com duas horas a mais para dar mais chances para as pessoas irem nos melhores para si e não numa corrida com um horário pequeno”, explicou o secretário de Saúde Sandro Scarpelini.