Em comemoração ao mês das mulheres, a Secretaria de Assistência Social, através do Centro Dia do Idoso, promoveu um passeio nesta sexta-feira, 11 de março, ao Centro Cultural Palace.
Dona Lourdes tem 93 anos e ficou bastante emocionada com o passeio. Aproveitou para relembrar a mocidade e contar como era a cidade quando chegou em Ribeirão Preto, aos 17 anos de idade. “Os homens ficavam parados em volta da fonte e a gente circulando. Quando casei, morava entre a Garibaldi e a Sete de Setembro, é uma nostalgia, fazia anos que não vinha ao centro, é uma emoção. Quanto tempo meu Deus”, conta com os olhos marejados e olhar no horizonte.
A enfermeira Adriana Fortunato Oliveira Freitas foi quem idealizou o passeio. “Foi uma alegria vista nos olhos de cada idoso e um revigoramento, porque a Dona Lourdes contou que morou ali na região, o seu Benedito com todas as limitações dele, foi quem mais se divertiu, ou seja, o passeio nos trouxe memórias, risadas, cada quadro ia representando algo”.
“O idoso é uma pessoa única, como cada um de nós somos, merece respeito, carinho e esse olhar. Um olhar que todos devemos ver, porque só o olhar de um idoso feliz abre a nossa mente, por quanto a nossa vida pode ser feliz, saudável se fizermos algo pelo próximo”, completou ela.
Esse foi o primeiro passeio realizado após a pandemia, agora com a flexibilização gradativa, Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, acredita que passeios externos poderão acontecer com mais frequência. “Estamos cada vez mais retomando nosso cotidiano, e com o Centro Dia do Idoso não será diferente. Sempre priorizamos em todas as áreas e projetos desta secretaria o resgate do sentimento de pertença, seja com criança, pessoa em situação de rua e também com os idosos. Atividades como esta, que resgata memórias e sentimentos tão importantes para eles, sem dúvidas, serão mais frequentes”.