A Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet) realizou uma cerimônia para dar início ao trabalho dos aprendizes. São 145 jovens, com idade entre 14 e 17 anos, que atuarão em repartições públicas da cidade, sendo 110 na rede municipal de ensino, um em cada escola.

Na cerimônia, o chefe do Executivo deixou uma mensagem aos novos aprendizes. “Aproveitem com muita garra, como certamente farão, cada detalhe, oportunidade, ensinamento, aprendizado e erro que vocês venham a cometer, façam desses erros um elemento pedagógico importante ”, disse Duarte Nogueira.

Os novos aprendizes são adolescentes atendidos por equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Fundo Social de Solidariedade e de duas instituições parceiras: Instituto Alvorada e Fraterno Auxilio Cristão (FAC) de RP.

“É um recorde contratarmos 145 aprendizes de uma única vez e ainda iremos contratar cerca de 70 aprendizes em um ou dois meses. Também já temos em todas as unidades da rede municipal de ensino um aprendiz, uma grande conquista”, afirmou Plauto Garcia Leal, presidente da Fundet.

Atualmente, a Fundet conta com 234 aprendizes e oferece orientação para o desenvolvimento de políticas públicas federais, estaduais e municipais, integrando diferentes setores públicos e privados para a consolidação efetiva das políticas para o desenvolvimento integral de jovens e adolescentes em condições socioeconômicas desfavorecidas.

A Fundet busca parcerias e convênios com empresas privadas e instituições públicas para a inserção de adolescentes no programa de aprendizagem profissional, promovendo a cidadania, autoestima e vivência profissional.