O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, recebeu dois filhotes de urubu resgatados durante o combate a incêndios em São Simão. Os animais foram encaminhados pela Polícia Ambiental por conta da expertise da unidade no atendimento a fauna silvestre.
Os primeiros exames apontaram lesões nos bicos e comprometimento pulmonar. Conforme o responsável técnico do CETRAS, Alexandre Gouvea, a equipe já iniciou o tratamento com medicação específica e uma dieta controlada para auxiliar na recuperação e no desenvolvimento dos filhotes. Eles permanecerão sob cuidados até apresentarem condições de serem reintroduzidos ao habitat natural.
Em razão do período de estiagem, a unidade reforçou a capacidade de atendimento a animais afetados por queimadas, como prevê o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), cujo cronograma teve cerca de 70% das ações realizadas na cidade. Na mesma semana, equipes participaram de capacitação de brigadistas no Parque Municipal Morro do São Bento.
Além do atendimento clínico, a Prefeitura informou que intensificou a fiscalização em 17 áreas consideradas de alto risco, em parceria com a Fiscalização Geral e a Guarda Civil Metropolitana, enquanto a Secretaria de Infraestrutura mantém ações preventivas de zeladoria nas regiões mais vulneráveis às queimadas.