Em uma taverna, durante a Idade das Trevas, Capitão Rabeca conta em detalhes a história de sua infância e maturidade
Fotos: Divulgação
Imagine como seria se um personagem clássico da Commedia Dell’Arte desembarcasse no Brasil em meio a máscara, mímica, música e poesia popular? É possível ver como seria assistindo o espetáculo “As Desventuras do Capitão Rabeca” nesta sexta-feira, dia 26 de maio, às 10h e às 14h, no CEU das Artes, que fica na rua Benedito Jacinto de Souza, nº 330, no Jardim Florestan Fernandes, com entrada gratuita.
Em uma taverna, durante a Idade das Trevas, Capitão Rabeca conta em detalhes a história de sua infância e maturidade, de como floresceu em seu espírito a admiração pelas artes e pela beleza, além de como foi reprimido por seu rigoroso pai para ser moldado a ferro e fogo para a prática da guerra.
Neste monólogo, a cômica figura de Capitão Rabeca, um militar cuja história de vida, ambientada em tempos medievais, é atravessada por encontros: brutalidade e violência, beleza e sensibilidade. Trata-se da releitura de um tipo conhecido como Capitão, personagem clássico da Commedia Dell’Arte, gênero de teatro renascentista pautado pelo improviso e que deu início à profissionalização do ofício de atuação.
A obra transita entre a comédia e o melodrama, sempre se valendo da relação da atuação do ator com a plateia como veículo maior do acontecimento teatral. Outro ponto que merece os holofotes é a qualidade do texto, todo construído à base de versos rimados, inspiração direta na vasta tradição poética dos cantadores e repentistas do Nordeste brasileiro.
A companhia Damião e Cia realiza o espetáculo desde 2019. “As Desventuras do Capitão Rabeca” já recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, na categoria Comédia, durante a edição 2020 do Festival de Teatro On-line em Tempo Real do Rio de Janeiro, e de Melhor Dramaturgia, Atuação, Direção, Visualidades Corpóreas e Sonoridades durante o Festival Internacional de Guaranésia 2022.
Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a atual temporada da montagem passará por Campinas, Hortolândia, Sorocaba, Ribeirão Preto, Cerquilho, Sertãozinho e Limeira.
Serviço
As Desventuras do Capitão Rabeca
Valor: Gratuito (sujeito à lotação do local)
Classificação: 12 anos
Data: 26 de maio (sexta-feira)
Horário: às 10 e às 14h
Local: CEU das Artes
Endereço: rua Benedito Jacinto de Souza, nº 330, Jardim Florestan Fernandes