Com a combinação de chuvas recentes e temperaturas altas, a Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho reforçou as ações de vigilância contra o Aedes aegypti após a confirmação de seis casos de dengue na última semana. O Núcleo de Combate às Endemias intensificou o monitoramento e as visitas domiciliares para orientar moradores sobre a eliminação de criadouros.
Segundo a gestão local, pneus, vasos, baldes, recipientes de obra, caixas d’água abertas e potes de animais são os pontos mais comuns para acúmulo de água e multiplicação do mosquito transmissor de dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. Agentes estão realizando bloqueios com aplicação de fumacê nos bairros onde foram registrados os pacientes e distribuindo repelentes gratuitamente a gestantes e a idosos com 70 anos ou mais.
A prefeitura também informou que a vacina contra a dengue está sendo oferecida sem custo para crianças de 10 a 14 anos. As equipes mantêm orientação casa a casa e pedem a colaboração da população para vistoriar e eliminar possíveis reservatórios de água nos quintais e áreas externas.
A secretaria alerta para que quem apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo ou nas articulações, mal-estar, dor atrás dos olhos, manchas na pele ou vômito procure imediatamente uma unidade de saúde. O secretário municipal reforçou que, dependendo do sorotipo, a enfermidade pode evoluir rapidamente e exige diagnóstico e acompanhamento precoce.
Imóveis suspeitos de abrigar focos do mosquito podem ser denunciados ao Núcleo de Combate às Endemias pelo telefone 3945-5369, com atendimento de segunda a sexta, em horário comercial.