Um novo ciclone extratropical começará a se formar sobre o norte da Argentina na terça-feira (19) e tende a se intensificar ao longo do dia, segundo previsões meteorológicas. O sistema deve gerar uma frente fria que avançará pelo Centro-Sul do Brasil, embora o Estado de São Paulo não deva registrar queda significativa de temperatura com a passagem do fenômeno.

O instituto Inmet emitiu alertas para possibilidade de vendaval já a partir de terça em cidades do interior paulista. Ventos sustentados ou rajadas entre 40 km/h e 50 km/h são esperados em áreas do oeste do estado, como Presidente Prudente, Araçatuba, Assis, Marília e São José do Rio Preto. Na quarta-feira (20) há previsão de aumento do risco de ventos fortes em municípios como Bauru, Itapetininga e Araraquara.

A frente fria associada ao ciclone deverá progredir para estados do Sul e Centro-Oeste, atingindo Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Paralelamente, a partir de quarta-feira está prevista a entrada de uma massa de ar seco que deve provocar um veranico — período de tempo seco e mais quente típico do inverno — com duração estimada entre três e cinco dias. O bloqueio atmosférico previsto favorecerá a advecção de ventos quentes de norte e nordeste, mantendo tempo aberto e ensolarado pelo menos até o fim da semana.

Moradores das áreas citadas devem acompanhar as atualizações dos órgãos meteorológicos e tomar precauções contra ventos fortes, especialmente em regiões mais expostas e para quem mantém estruturas provisórias e árvores próximas a residências.