Ciclone extratropical provoca vento, céu alaranjado e incêndios em Ribeirão Preto

O calor acima de 34°C e a baixa umidade elevaram o risco de queimadas ao nível máximo e provocaram incêndios

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ciclone extratropical provoca vento, céu alaranjado e incêndios em Ribeirão Preto

O avanço de um ciclone extratropical deixou marcas visíveis em Ribeirão Preto. Após alerta da Defesa Civil para ventos fortes em todo o estado, a cidade teve o céu tingido de laranja entre o fim da manhã e o começo da tarde, quando a poeira levantada pelas rajadas reduziu a visibilidade.

Observações meteorológicas registraram rajadas de 22 km/h naquele período, enquanto previsões do Climatempo apontavam possibilidade de ventos entre 40 km/h e 70 km/h para a região. A umidade relativa do ar caiu para cerca de 22% por volta das 16h, mantendo as condições de tempo seco, e sem chuva significativa desde 4 de junho, segundo o serviço meteorológico.

O calor acima de 34°C e a baixa umidade elevaram o risco de queimadas ao nível máximo e provocaram incêndios. Na comunidade do Heitor Rigon, em Ribeirão Preto, ao menos dez barracos foram consumidos pelo fogo; o Corpo de Bombeiros informou que as chamas possivelmente se iniciaram em área de vegetação próxima.

A fumaça também afetou tráfego na região: por volta das 13h40, uma cortina de fumaça obrigou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a interditar temporariamente a Rodovia Prefeito Fábio Talarico (SP-345), no km 70, em Guará, em ambos os sentidos; a pista já foi liberada, mas a situação segue sendo monitorada.

Não há registro de interdições em outras rodovias administradas pelo DER até o momento. Equipes de combate a incêndio e órgãos de trânsito permanecem em alerta enquanto a Defesa Civil mantém o aviso de atenção para ventos fortes no estado.