Ação faz parte de programa que auxilia internacionalização de empresas de inovação; brasileiras instaladas no SUPERA Parque visitarão o México
Fotos: Guilherme Sircili
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia recebeu em solenidade, nessa segunda-feira, 14 de agosto, cinco startups mexicanas que chegaram ao país por meio do Programa de Incubação Cruzada Brasil-México, promovido pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). O programa que também prevê que startups brasileiras façam uma imersão no ecossistema de inovação mexicano, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e a expansão dos negócios internacionais de empresas dos dois países nos setores de Agtech e Foodtech.
A iniciativa é uma parceria com a Embaixada do Brasil no México, o Instituto de Inovação, Ciência e Empreendedorismo para a Competitividade, do Governo do Estado de Guanajuato dos Estados Unidos Mexicanos “IDEA GTO”, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o apoio do Programa Diplomacia da Inovação (Ministério das Relações Exteriores).
“O evento permite a troca de informações e experiências entre países. Essas missões geram resultados que interferem positivamente na vida das pessoas, em especial, na mobilidade urbana, segurança pública, saneamento básico, destinação final dos resíduos, na sustentabilidade e empregabilidade. Consequentemente, gerando renda e fomentando a capacidade de autonomia, com condições de prosperar”, destacou o prefeito Duarte Nogueira, durante a solenidade.
O programa tem como foco oferecer às startups selecionadas um contato privilegiado com o ambiente de inovação de cada país, como um exercício dedicado a acelerar a internacionalização dos produtos, processos e serviços de empresas inovadoras.
SUPERA Parque executará o programa
O SUPERA Parque participou de uma seleção que avaliou os ambientes de inovação inscritos e foi selecionado para participar da etapa que tem como objetivo fomentar a cultura de internacionalização e a geração de negócios nas áreas de Agritech e Foodtech, de modo a apoiar as empresas mexicanas que farão a imersão no Brasil.
Na agenda executiva, que terá duração de uma semana, as empresas mexicanas receberão treinamento em Business Model Canvas; Como Fazer um Pitch para o Mercado Brasileiro; Como Fazer Negócio no Mercado Brasileiro; Mentorias; além de participar da identificação, prospecção e agendamento de reuniões técnicas e/ou comerciais entre empresas brasileiras e mexicanas. Além disso, no fim da semana de imersão, os participantes terão a oportunidade de participar de um Demoday, com sessões de pitch para uma banca avaliadora especializada no setor.
International Office
Vinculado ao SUPERA Parque, o Escritório Internacional (International Office) é o departamento responsável pelas atividades que envolvem o cenário internacional, seja para empresas associadas ao Parque Tecnológico que desejam expandir suas atividades para o exterior quanto para empresas estrangeiras que querem expandir sua atuação para o Brasil.
O Programa de Softlanding auxilia as empresas no processo de internacionalização com orientação, estratégia de negócios, networking (conectando com outras instituições ou com contatos estratégicos para o desenvolvimento da empresa no mercado brasileiro) e adaptação a diferenças culturais. Atualmente o Programa conta com sete empresas, sendo três representantes da Rússia, três do Canadá e um da França.