Evento é reconhecido pela Federation Internationale de L’art Photographique e expõe trabalhos de 59 países

Foto: Max Mesquita

A visitação do 1º Brazilian International Photography Circuit, com imagens de profissionais de 59 países, foi prorrogada até o dia 29 de setembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno” (rua Cerqueira César, nº 371, centro). O Circuito reúne temas variados, como natureza, crianças, mulheres, pássaros, espaços e objetos.

Pela primeira vez no Brasil, o Circuito Internacional de Fotografias mobiliza a categoria em vários cantos do planeta. É Organizado por cinco fotoclubes nacionais, entre eles o Grupo Amigos da Fotografia (GAF) de Ribeirão Preto, e apoio da Secretaria da Cultura e Turismo.

No MIS, o circuito expõe fotografias que ficaram entre os três primeiros lugares e exibidas em suas cidades: Amparo; São Paulo; São José do Rio Preto; Brasília e Ribeirão Preto, além de 36 fotografias em papel 30×45 em três categorias: Preto e Branco, Colorida e Criativa, totalizando 180 imagens. Também serão expostas as medalhas de ouro, prata e bronze da Federation Internationale de L’art Photographique (FIAP), International Association of Art Photographers (IAAP), Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e do Fotoclube Amigos da Fotografia.

Prêmios

Chancelada pelas principais federações do mundo fotográfico, a primeira edição do evento distribui 695 prêmios, entre medalhas de ouro, prata e bronze, diplomas de menções honrosas, certificados e catálogo digital aos participantes inscritos.

Além da exibição das fotos premiadas nas paredes do MIS, outras 120 imagens receberam menções honrosas e estão sendo apresentadas em um telão, no próprio museu.

Duas imagens de membros do Grupo Amigos da Fotografia, ambas da categoria Criativa, foram escolhidas para o circuito. “Peru”, de Luiz Caju, está na lista da FIAP Blue Ribbon; e “Escadas”, de César Trimer, foi selecionada pelo IAAP Ribbon. Os dois são de São Carlos. Na categoria Colorida, mais dois do GAF: Firmino Piton, com a foto “Jardineiro” e Karoline Saadi, com “Que bom que você chegou”. 

O concurso contou com quinze jurados de peso de países como Argentina, Brasil, Indonésia, Irã, Macedônia do Norte, Rússia, Sérvia e Suécia