Circuito Tusp traz três peças gratuitas ao Teatro da USP em Ribeirão Preto de 9 a 11 de outubro

As apresentações começam às 20h; os ingressos serão distribuídos no local a partir das 19h

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Circuito Tusp traz três peças gratuitas ao Teatro da USP em Ribeirão Preto de 9 a 11 de outubro

O Circuito Tusp de Teatro realiza sua 22ª edição em Ribeirão Preto entre 9 e 11 de outubro, com programação gratuita no Teatro do Campus da USP. As apresentações começam às 20h; os ingressos serão distribuídos no local a partir das 19h. O teatro fica na Avenida Professor Zeferino Vaz, em frente à Rotatória Central do campus.

A abertura, na quinta-feira (9), ficará por conta do coletivo Cênica, com Sabiás do Sertão. A montagem, assinada por Clara Roncati (dramaturgia) e Luiz Carlos Laranjeiras (direção), revisita a trajetória da dupla Cascatinha & Inhana e celebra a música e as manifestações populares por meio de canções e imagens inspiradas no circo e no rádio. Na sexta (10), o Teatro da Cachanga apresenta Nora e a Porta, dirigida por Sandra Corveloni e Maristela Chelala, com texto de Marina Corazza.

A peça acompanha um casal e seus três filhos que retorna ao condomínio da infância e, ao longo de um fim de semana, lida com memórias, tensões familiares e questões de gênero; a narrativa estabelece um diálogo contemporâneo com a obra Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen. Para encerrar, no sábado (11), o Teatro de Estilhaços estreia Stalking: um Conto de Terror Documental, com Livia Vilela e Paulo Salvetti.

A montagem, que se apoia em procedimentos do true crime, mistura documentos, humor, movimento e recursos visuais para colocar o espectador na perspectiva de uma professora vítima de perseguição por um colega. A iniciativa visa ampliar o acesso às artes cênicas e fomentar a circulação de criações teatrais pelos campi da universidade, além de promover interação entre artistas, estudantes e público da região.