Programa Ribeirão Mobilidade já entregou outros dois viadutos, novas avenidas, pontes, corredores de ônibus e outras obras, num total de 19
Foto: Fernando Gonzaga
Com a instalação da rampa sul, em andamento, a construção do viaduto na avenida Brasil sobre a Mogiana chega na metade do caminho, confirmando com folga sua entrega prevista para janeiro. Os 50% concluídos representam a maior parte dos trabalhos ‘pesados’ e, portanto, é possível que a obra seja inaugurada antes do prazo oficial.
A rampa norte já está pronta, assim como as galerias de águas pluviais que evitarão enchentes, a pavimentação do entorno e a concretagem do pontilhão que fica a 100 metros dali, também na avenida Brasil, sob o qual circulam os trens da VLI. A ampliação do pontilhão faz parte do mesmo contrato e será entregue junto com o viaduto.
O cálculo do andamento de uma obra é feito regularmente pelos engenheiros da empresa contratada para realizar o serviço – no caso, a Autem Engenharia. Depois, os números são confirmados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que fiscalizam os trabalhos.
Com investimentos de quase R$ 12 milhões, a obra foi reiniciada em maio deste ano e vai beneficiar 23 mil passageiros de ônibus de 12 bairros, que circulam pelo trecho todo mês.
Cidade interligada
A rampa norte, que já está pronta, dará acesso a quem vem do aeroporto para o Centro. A rampa sul, em construção, será usada por quem vem do Centro e vai seguir pela Brasil no sentido da avenida Thomaz Alberto Whately, onde o programa Ribeirão Mobilidade já construiu um viaduto igual ao que está em obras.
O Ribeirão Mobilidade foi criado pela prefeitura em 2017 e, desde então, já entregou 19 grandes obras viárias, além de levar novo asfalto para mais de 1.600 ruas, avenidas e travessas de 120 bairros.
Dentre as 19 obras prontas estão outros dois viadutos, seis corredores de ônibus, quatro pontes, uma passarela para pedestres e novas avenidas, além da duplicação e prolongamento de outras.
Até o final do ano que vem, serão 30 obras entregues, incluindo outros cinco corredores de ônibus, já em construção, que ligarão a cidade de ponta a ponta, agilizando a vida dos usuários de ônibus e dos 3 milhões de veículos que circulam por Ribeirão todo mês.
Viaduto vai receber corredor Norte-Sul
Pelo viaduto em construção na avenida Brasil, por exemplo, passará o corredor Norte-Sul, que ligará a cidade do complexo Ribeirão Verde até o Ribeirão Shopping. Ele se ligará aos outros corredores, que por sua vez, se ligarão aos outros, em algum ponto.
As principais obras do Ribeirão Mobilidade:
OBRAS PRONTAS
01 – Corredor + ciclovia em toda a extensão da Avenida do Café
02 – Corredor Av. Saudade-Rua São Paulo
03 – Corredor Av. Dom Pedro I + monumento na Praça Pedro Biagi + ciclovia nas avenidas Luiz Galvão César, Octávio Golfeto e Francisco Maggioni
04 – Corredor Av. Presidente Vargas
05 – Corredor Norte/Sul Trecho 1 (avenidas Mugnato Marincek, Recife e Thomaz Alberto Whately) + ciclovia na Avenida Magid Simão Trad
06 – Corredor Norte/Sul trechos 2 e 3 (avenidas Brasil, Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior e Independência) + ciclovias nas avenidas Luzitana e Cásper Líbero
07 – Túnel José Bonifácio
08 – Adequações viárias das avenidas Antônio Diederichsen, Nove de Julho, Portugal, Presidente Vargas, Itatiaia e Diederichsen
09 – Construção de uma nova avenida (Mugnatto Marincek)
10 – Construção e duplicação da Av. Adelmo Perdiza
11 – Passarela dos terminais de ônibus Evangelina de Carvalho Passig (sobre a Av. Jerônimo Gonçalves)
12 – Ponte ligando a avenida Fábio Barreto e a Rua Pompeu de Carvalho
13 – Ponte ligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant
14 – Ponte ligando as ruas José Bonifácio e Paraíba
15 – Ponte ligando as ruas Tamandaré e Visconde de Inhaúma
16 – Prolongamento da Av. Profª Dinna Rizzi
17 – Prolongamento da Av. Fernando Ferreira Leite
18 – Viaduto “Profissionais da Saúde”, na Av. Francisco Junqueira
19 – Viaduto da Av. Brasil com a Thomas Alberto
OBRAS EM ANDAMENTO
01 – Corredor Norte-Sul Trecho 4
02 – Viaduto da Av. Brasil sobre a Av. Mogiana e construção da última etapa do pontilhão sobre a linha férrea, a 100 metros, na mesma avenida
03 – Corredor + restauração da Av. Nove de Julho + obras antienchente
04 – Corredor Quadrilátero Central
05 – Corredor Castelo / Treze de Maio
06 – Corredor Costábile / Kennedy
MAIS CINCO OBRAS COM INÍCIO PREVISTO PARA BREVE
Entre elas: pontes, uma obra antienchente na Avenida Paschoal Innecchi e construção de canal em concreto na avenida Zerrener, entre outras.