Na parte interna, serviços se concentram na pintura do túnel e na instalação de gradis; Praça Spadoni também começa a ser reconstruída
Foto: Fernando Gonzaga
Com 78% dos serviços concluídos, falta pouco para o túnel da Nove de Julho ficar pronto. Prevista para inaugurar em setembro próximo, a obra entra na reta final, com pintura interna e instalação de gradis na passarela de segurança, que contará com 1,2 metro de largura e vai margear a parte interior do túnel, de 381 metros de extensão. Na área de cima, a praça Salvador Spadoni, que ficará sobre o túnel, recebe calçadas e começa a ser reconstruída.
Acabamentos também estão sendo feitos nos canteiros, ao longo da avenida Presidente Vargas, no entorno da rampa sul do túnel, que medirá 124,26 metros. Já a rampa norte, que dará acesso pela Independência, terá 78,41 metros.
A obra vai ligar as três avenidas mais importantes da região – Nove de Julho, Independência e Presidente Vargas –, permitindo mais fluidez no trânsito do entorno, ponto importante de passagem do corredor Norte-Sul, que ligará a cidade do Complexo Ribeirão Verde ao Ribeirão Shopping.
O último passo, antes da inauguração do túnel, será a instalação da camada final de asfalto. No início do mês, quando o entorno foi aberto para circulação de veículos, a avenida Independência recebeu uma capa de Binder, camada de asfalto intermediária, instalada antes da capa final, ligando as camadas de base ao último pavimento.
Somente nos horários de pico, 2.400 veículos circulam por ali diariamente, enquanto cerca de 9.000 usuários de ônibus passarão pelo túnel todos os dias.
O túnel em números
- 381 metros de extensão (cerca de três quarteirões)
- 178 metros de área fechada
- 4.727,61 m³ de concreto
- 361.717 kg de aço.
- 203 metros de rampas de acesso
- 232 mudas de árvores plantadas
- 9.000 usuários de ônibus por dia
- 2.400 veículos somente nos horários de pico
- 3 avenidas interligadas