Começa instalação de rampas de acesso no viaduto da avenida Brasil com a Mogiana

Nesta terça-feira (12/9), prefeito Duarte Nogueira fez uma visita de vistoria à obra, que segue dentro do prazo

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Começa instalação de rampas de acesso no viaduto da avenida Brasil com a Mogiana

Nesta terça-feira (12/9), prefeito Duarte Nogueira fez uma visita de vistoria à obra, que segue dentro do prazo

Foto: Fernando Gonzaga

A construção do viaduto da avenida Brasil sobre a Mogiana segue em ritmo acelerado. Nesta semana, os trabalhadores da obra começaram a instalar a rampa de acesso que conduzirá os veículos daquele ponto para a avenida Thomaz Alberto Whately, onde outro viaduto já foi construído pelo programa Ribeirão Mobilidade, da prefeitura. Esta etapa levará de sete a 10 dias para ser executada e, em seguida, começa a instalação da outra rampa.

Também chamada de ‘terra armada’, a rampa que está sendo instalada seguirá até o início do pontilhão sobre a linha férrea da VLT, também na avenida Brasil, cuja ampliação faz parte do mesmo contrato da obra de construção do viaduto.

Com investimentos de quase R$ 12 milhões, a obra foi reiniciada em maio deste ano e tem entrega prevista para janeiro de 2024.

Paralelamente às ações realizadas no viaduto, a Autem Engenharia, empresa responsável pelo contrato, faz a concretagem da viga de cabeceira do pontilhão, que fica a cerca de 100 metros do viaduto. Depois de pronto, ele terá 15 metros, dobrando de tamanho. Já o viaduto terá 10 metros de altura e 165 metros de extensão.

Enquanto isso, outra equipe realiza a pavimentação da avenida Brasil, começando no local da obra e seguindo por aproximadamente 600 metros até o viaduto já construído, na avenida Thomaz Alberto Whately.

Etapas concluídas

Guias e sarjetas já foram refeitas no trecho, assim como a revisão e a limpeza da estrutura central, que foi construída pela empresa anterior.

A drenagem da área também já foi garantida, com a instalação de novas galerias de águas pluviais em todo o trecho.

Usuários beneficiados

A obra é uma peça importante do programa Ribeirão Mobilidade. O trecho receberá o corredor de ônibus do eixo Norte-Sul e, somente por ali, circulam 700 mil usuários do transporte coletivo de 12 bairros.

São eles:

01-Adelino Simioni

02 -Avelino Palma

03-Campos Elíseos

04-Distrito Empresarial

05-Heitor Rigon

06-Jardim Aeroporto

07-Quintino Facci I

08-Quintino Facci II

09-Ribeirão Verde

10-Tanquinho

11-Vila Brasil

12-Vila Elisa