Comitê Regional em Ribeirão Preto reforça compromisso com a segurança na construção civil

Em Ribeirão Preto, a retomada dos trabalhos do Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (CPR) marcou um importante passo para a promoção de ambientes laborais mais seguros no setor da construção civil

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Comitê Regional em Ribeirão Preto reforça compromisso com a segurança na construção civil

Em Ribeirão Preto, a retomada dos trabalhos do Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (CPR) marcou um importante passo para a promoção de ambientes laborais mais seguros no setor da construção civil.

A cerimônia contou com a participação de representantes do Ministério do Trabalho, do SindusCon-SP e do Siticoncirp, sindicatos que representam empregadores e trabalhadores da região.

Durante o evento, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, Marcus Alves de Mello, destacou que o Brasil ocupa a terceira colocação mundial em acidentes de trabalho fatais, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Ele ressaltou a importância do diálogo social para a conscientização e a melhoria das condições de trabalho, apontando que, embora existam Normas Regulamentadoras, muitas vezes elas são desconhecidas ou negligenciadas. Para combater essa realidade, o Ministério planeja ampliar a fiscalização.

O diretor regional do SindusCon-SP em Ribeirão Preto, Fernando Junqueira, reforçou que o foco do comitê é garantir a saúde e segurança dos trabalhadores da construção civil, ressaltando que essa iniciativa é fundamental tanto para proteger os profissionais quanto para atrair investimentos ao setor. Junqueira também afirmou que serão envolvidos engenheiros e técnicos de segurança para capacitar os trabalhadores sobre a importância da aplicação correta das normas de segurança.

A reativação do CPR representa um esforço conjunto entre governo, empregadores e trabalhadores para reduzir os índices de acidentes e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável na indústria da construção civil local.