Os viadutos na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana, em direção à avenida Thomaz Alberto Whately, beneficiaram moradores de 12 bairros
Fotos: Fernando Gonzaga
O complexo viário formado pelo viaduto “Comendador Antônio Lopes Balau” e pelo viaduto ferroviário “Nelson di Giovanni”, melhorou a mobilidade para os motoristas e usuários do transporte urbano de 12 bairros das regiões leste e norte de Ribeirão Preto. Inaugurado no último dia 20 de dezembro, o complexo resolveu o problema no trânsito na localidade, principalmente para os ônibus urbanos, que antes tinham que fazer um grande desvio para terem acessos aos bairros.
Com custo total de R$ 24.327.319,58, a obra foi retomada em maio deste ano, após a empresa AUTEM Engenharia Ltda, vencer a licitação. O complexo foi a 24ª obra entregue aos moradores dentro do Programa Ribeirão Mobilidade.
Com dez metros de altura, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto é uma peça fundamental para o corredor de ônibus Norte-Sul, que liga o Completo Ribeirão Verde ao terminal de ônibus urbano do Ribeirão Shopping, beneficiando mais de 384 mil usuários do transporte público. O pontilhão, tem 15 metros de largura.
Além dos viadutos, o complexo viário incluiu as rampas e alças de acesso à avenida Brasil, a iluminação total com 28 postes em funcionamento, além de novas galerias de águas pluviais no entorno, para conter alagamentos, o asfaltamento e o paisagismo, com o plantio de 9.960m² de grama e de 40 árvores.
O complexo viário beneficia diretamente os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil.