Compostagem Do Bosque Zoo Fábio Barreto Ganha Reforço Com Picador De Troncos E Galhos

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Compostagem Do Bosque Zoo Fábio Barreto Ganha Reforço Com Picador De Troncos E Galhos

O projeto de compostagem criado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para o Bosque Zoológico Fábio Barreto conta agora com picador de troncos e galhos, possibilitando maior reaproveitamento dos resíduos verdes produzidos no local.

A compostagem é o processo de decomposição biológica dos resíduos orgânicos, realizada em condições aeróbias, por meio da ação de um conjunto diversificado de organismos, com o devido controle de fatores físico-químicos que incidem na degradação dos resíduos vegetais (folhas, fenos, alfafa e serragem), resíduos orgânicos, restos e rejeitos do setor de nutrição animal (frutas, verduras, sementes e rações) e o esterco de grandes herbívoros (elefante, lhamas, servos catingueiros, capivaras e antas). O resultado produzido é um composto orgânico rico em macronutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, incluindo outros micronutrientes.

Todo o material destinado à compostagem é disposto em camadas com aproximadamente 20 centímetros de espessura na seguinte sequência: esterco, resíduos orgânicos, por fim, resíduos vegetais. O material final é obtido entre 30 e 90 dias, dependendo de condições ideais, como temperatura e umidade.

“Além de ser uma opção sustentável para a destinação de resíduos, a compostagem auxilia na redução de rejeitos enviados ao aterro sanitário, suprimindo o desperdício do material orgânico produzido no Bosque Zoológico”, ressaltou secretária do Meio Ambiente, Catherine D’Andréa.