Congresso promove debate e ferramentas para eficácia do saneamento básico público
Fotos: Divulgação
Na última semana, entre os dias 20 e 24 de maio, aconteceu em Ribeirão Preto o 52º Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA) da Assemae, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, o qual foi organizado com apoio da Saerp, Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto.
O evento movimentou a área de saneamento básico, e recebeu mais de 2 mil participantes de todo o país. Dentre as atividades propostas, o CNSA trouxe importantes temas para debate, através da participação de mais de 150 palestrantes e de mais de 180 especialistas, os quais apresentaram trabalhos técnicos relevantes para o setor.
“Ter esse congresso em Ribeirão Preto afirma a qualidade dos serviços de saneamento básico entregues à população da nossa cidade. Por outro lado, traz mais um ponto na história de Ribeirão Preto com a Assemae, na busca do aprimoramento do saneamento básico, área tão importante para a sociedade e que o município sempre investiu de forma intensiva”, afirmou o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.
Além dos debates técnicos através de painéis, mesas redondas, exposição de trabalhos técnicos, mini cursos, dentre outros, o CNSA também trouxe em sua programação as visitas técnicas em unidades de saneamento básico da cidade.
Durante os cinco dias de evento, mais de 500 pessoas participaram dessas visitas em diversos locais da Saerp, como na perfuração de um novo poço tubular profundo que irá abastecer as regiões dos Campos Elíseos e Ipiranga, nas áreas de construção dos novos reservatórios aparafusados, acompanhamento na substituição da bomba submersa, nas unidades Centro e do Jardim América onde acontece o Saerp na Escola, nas Estações de Tratamento de Esgoto da GS INIMA Ambient e nos Ecopontos da Secretaria de Infraestrutura de Ribeirão Preto.
“Ficamos extremamente felizes com essa edição que foi um sucesso, trazendo temas relevantes para o desenvolvimento do saneamento básico frente às novas regulamentações, bem como as mudanças climáticas que vem afetando todo o mundo. Contamos com o apoio de Ribeirão Preto e da Saerp, além de toda a organização da Assemae, para mais um congresso de qualidade, na busca de promover serviços essenciais eficazes para a população de cada um dos municípios envolvidos e participantes”, pontuou o Presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista.
Ainda, o 52º CNSA trouxe inovações, como as palestras silenciosas, através do uso de fones de ouvidos, permitindo que mais debates fossem realizados ao mesmo tempo, discussões sobre as mudanças climáticas e ferramentas para a gestão do saneamento básico frente a esses novos cenários e também promoveu mais a participação feminina neste setor.