Conselho Municipal oficializa tombamento da sede do Sesi no Jardim Castelo Branco

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) de Ribeirão Preto oficializou o tombamento da sede do Sesi localizada na Rua Dom Luiz Amaral Mousinho, nº 3465, no Jardim Castelo Branco, zona Leste da cidade

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Conselho Municipal oficializa tombamento da sede do Sesi no Jardim Castelo Branco

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) de Ribeirão Preto oficializou o tombamento da sede do Sesi localizada na Rua Dom Luiz Amaral Mousinho, nº 3465, no Jardim Castelo Branco, zona Leste da cidade.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na mesma data, confirmando a aprovação da medida ocorrida em 20 de março. A edificação, projetada em 1973 pelos arquitetos Sérgio Pileggi e Euclides Oliveira e inaugurada em maio de 1980, é reconhecida por seu estilo arquitetônico moderno e brutalista, que destaca o uso expressivo do concreto armado.

Apesar de algumas modificações ao longo dos anos, a construção mantém grande parte de sua volumetria e espacialidade originais, conforme ressaltou Lucas Gabriel Pereira, presidente do Conppac. Além da preservação da estrutura, o tombamento também visa proteger os painéis de grandes dimensões do artista Claudio Tozzi, aplicados diretamente nas paredes de concreto aparente.

O Conselho alertou para os riscos que as obras de arte enfrentam devido à má conservação e intervenções inadequadas, como pinturas que têm danificado as superfícies e até mesmo coberto a assinatura do artista, comprometendo a autenticidade das peças.

Para o presidente do Conppac, a manutenção do imóvel e de seus painéis é fundamental para valorizar tanto a história da arquitetura moderna quanto o patrimônio cultural de Ribeirão Preto.