O prefeito Duarte Nogueira e o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, visitaram o canteiro de obra do túnel que ligará as avenidas Independência e Presidente Vargas, obra que irá beneficiar entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam no local.
A nova empresa responsável pela obra é a Rual Construções e Comércio LTDA, que assinou a Ordem de Serviço em março, iniciando a limpeza do local para a preparação do canteiro de obras e demarcações das intervenções que serão realizadas no decorrer dos trabalhos. O novo valor que será investido no túnel será de R$ 27.185.960,56.
O prefeito Duarte Nogueira ressaltou que a obra é complexa e importante do ponto de vista da segurança e fluidez viária. “Uma obra que garantirá uma importante melhoria no tráfego, visto que se trata de um ponto de fluxo intenso e trajeto do futuro Corredor de ônibus Presidente Vargas”, explicou.
O túnel terá 381 metros de extensão, são 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 19 módulos (nove totalmente fechados e 10 de acesso). Dentro do túnel haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas para retirada da água – duas funcionando e uma de reserva – capaz de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.
O acesso do túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, criando um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.
Programa Ribeirão Mobilidade
A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.
Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.
Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.