Corredor exibe cartaz em prova de Ribeirão para pedir doação de plaquetas à mãe com leucemia

A iniciativa partiu de Eduardo Scandaroli Rodrigues, que voltou ao Brasil em caráter de emergência para acompanhar a mãe

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Corredor exibe cartaz em prova de Ribeirão para pedir doação de plaquetas à mãe com leucemia

Um cartaz levado por um corredor durante uma maratona em Ribeirão Preto chamou a atenção do público ao fazer um apelo por doações de plaquetas para pacientes em tratamento oncológico. A iniciativa partiu de Eduardo Scandaroli Rodrigues, que voltou ao Brasil em caráter de emergência para acompanhar a mãe, Maria Lúcia Scandaroli Rodrigues, internada desde perto do Natal de 2025 com diagnóstico de leucemia.

Segundo Eduardo, os exames iniciais apontaram anemia grave e a paciente precisou iniciar sessões de quimioterapia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Desde então, ela tem dependido de reposições frequentes de sangue e plaquetas, em alguns períodos, a cada dois dias, procedimento comum após ciclos quimioterápicos que reduzem as plaquetas no organismo.

Morador de Dublin há quase 11 anos, Eduardo descobriu no Hemocentro do HC o processo de aférese, pelo qual é possível coletar apenas as plaquetas do doador. Ele relata que uma única doação por aférese pode beneficiar até três pacientes, mas ressaltou a dificuldade de conseguir plaquetas por causa do curto prazo de validade do componente.

Como não pôde doar de imediato por questões de vínculo com o exterior, Eduardo decidiu usar suas participações em corridas de rua para divulgar a necessidade de doadores. O cartaz buscou sensibilizar atletas e público em geral sobre a importância da doação contínua, destacou ele, explicando que a ação vai além do caso da mãe e visa alertar para a demanda diária por plaquetas.

A família afirma que a paciente permanece em tratamento e depende de transfusões regulares. O Hemocentro do Hospital das Clínicas informou que a doação de plaquetas é segura, feita com equipamentos específicos, e essencial para pacientes oncológicos e outras condições críticas. Quem quiser informações sobre requisitos e agendamento deve procurar o Hemocentro do HC.