Corredores De Ônibus Trarão Maior Mobilidade Para Ribeirão Preto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Corredores De Ônibus Trarão Maior Mobilidade Para Ribeirão Preto

O investimento nos corredores de ônibus Norte-Sul (trechos 1, 2e 3) e da avenida Presidente Vargas superam R$ 74 milhões

Foto: Guilherme Sircili

A finalidade dos corredores de ônibus para uma cidade é proporcionar mais mobilidade urbana à população no seu dia a dia. Em Ribeirão Preto, os corredores Norte-sul e da avenida Presidente Vargas fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade e contam com investimentos de R$ 74.004.288,52.

 O corredor Norte-Sul será o maior em extensão, com cerca de 20 quilômetros e é diferenciado dos demais corredores, pois as paradas dos ônibus estarão localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, e haverá faixas de rolamento exclusivas para os ônibus, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais. Dividido em quatro trechos, o corredor irá passar pelas principais avenidas da cidade, como Independência, Meira Júnior, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Mogiana, Thomaz Alberto Whately, Antônia Mugnatto Marincek entre outras.

Foto: Guilherme Sircili

Já o corredor de ônibus da avenida Presidente Vargas será implantado a partir da rua Eliseu Guilherme, seguindo até avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, próximo à rotatória da avenida Braz Olaia Costa.

Em toda a extensão dos corredores de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

Foto: Alexandre de Azevedo