Cinco meses após a Secretaria Municipal da Saúde registrar a primeira morte causada pelo novo coronavírus (Covid-19), no dia 26 de março Ribeirão Preto passa apresentar média de 25 mortes pela doença por semana. Nos últimos sete dias a cidade registrou 28 mortes.
A primeira vítima foi um homem de 36 anos de idade, que realizava tratamento contra um câncer no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP). Desde então, 546 pessoas perderam a vida em decorrência do Covid-19 na cidade, segundo o boletim epidemiológico da secretaria da Saúde.
O mês que registrou mais mortes relacionadas ao Covid-19 foi julho, quando 221 pessoas perderam a vida. Em seguida junho em que 204 pacientes não resistiram ao novo coronavírus.
A maior parte das vítimas tinham idades entre 70 e 89 anos de idade, totalizando 303 vítimas, ou 56% dos óbitos registrados. Em Ribeirão Preto não foram computadas mortes de pessoas com menos de 20 anos de idade.
A maior parte dos pacientes que morreram é formado por homens, sendo 322 pessoas. Já 224 mulheres perderam a vida em decorrência do Covid-19.
Comorbidades
O boletim também aponta que a maioria das vítimas do Covid-19 em Ribeirão Preto também sofriam de outras doenças, sendo a doença cardiovascular crônica a mais comum, representando 264 pacientes. Outras 197 pessoas sofriam de diabetes e 124 pessoas também foram diagnosticadas com hipertensão.