Centro de Referência de Assistência Social é o segundo maior da cidade em número de atendimentos e é responsável por 78 bairros
Foto: Guilherme Sircili
A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta quarta-feira, 25 de outubro, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS 1. O equipamento é o segundo maior da cidade em números de atendimentos e é responsável pelo referenciamento de mais de 8 mil famílias de 78 bairros. O último relatório emitido em setembro aponta atendimento mensal para 2.336 famílias.
O Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, foi representado pelo Coordenador de Ação Social do Estado, Itamar Souza de Paula Junior que falou sobre o propósito dos serviços. “Só conseguimos políticas públicas quando conseguimos amar as pessoas, se olharmos para os números podemos desistir, se olharmos para o propósito estamos todos de pé lutando cada dia, entendendo os desafios que vamos passar, um equipamento novo restaura a dignidade do usuário, representa o desenvolvimento social, trazendo pertencimento. O olhar que Ribeirão tem para o desenvolvimento social que faz a diferença não só para esta cidade, mas para todo Estado”, comentou.
O prefeito Duarte Nogueira comentou os novos feitos da gestão na Assistência Social. “boas alegrias nos últimos meses podendo inaugurar novos equipamentos da Assistência Social. Ampliamos de três para quatro CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e em janeiro já inauguramos o quinto. Estamos com nove CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, tínhamos cinco e vamos chegar a 15. Temos atualização de 78% de Cadastro Único, todos os programas funcionando, desativamos o CETREM e inauguramos três estruturas descentralizadas para atender melhor as pessoas”.
O prefeito falou ainda sobre a vulnerabilidade. “O Brasil é um país que precisa avançar nessa questão. Temos ainda um resgate social gigantesco para fazer. Ribeirão Preto apesar de ser uma cidade promissora socioeconomicamente, ainda tem muito a acolher, atender e a socorrer os mais vulneráveis. Esse é o nosso esforço, essa é a nossa prática. Estamos cada vez mais motivados”.
“É muita alegria poder fazer a entrega de um espaço tão acolhedor como este para nossa cidade. Estamos transformando nossos espaços para que aqueles que nos procurem com suas vulnerabilidades, para que cheguem no local, onde encontrarão carinho e se sintam acolhidos neste espaço para ressignificar suas vidas. Aqui é um lugar de dignidade, acolhimento, de respostas”, comentou a Secretária de Assistência Social, Glaucia Berenice.
Os idosos do Centro de Convivência do Idoso fizeram uma apresentação cultural com danças.
Os bairros atendidos pelo CRAS 1 são: Alto Da Boa Vista,Bosque Das Juritis, Campos Elíseos, Centro, City Ribeirão, Condomínio Aroeira, Condomínio Caimbé, Condomínio Chácaras Itambé, Condomínio Evidence Resort, Condomínio Figueira Branca, Condomínio Garden Ville, Condomínio Itamaraty, Condomínio Jardim Sul, Condomínio Laranjeiras, Condomínio Mirante Sul, Condomínio Paineiras, Condomínio Pitangueiras, Condomínio Quinta Da Boa Vista, Condomínio Reserva Domaine Eco Residence, Condomínio Vista Alegre, Iguatemi, Independência, Ipiranga, Jardim América, Jardim Anhangüera, Jardim Botânico, Jardim Cadacaam, Jardim Canadá, Jardim Castelo Branco, Jardim Dos Gerânios, Jardim Horizonte Verde, Jardim Irajá, Jardim Itaporã, Jardim Macedo, Jardim Manoel Penna, Jardim Mosteiro, Jardim Nova Aliança Sul, Jardim Novo Mundo, Jardim Olhos D´Água I, Jardim Palma Travassos, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Roberto Benedetti, Jardim Saint Gerard, Jardim Santa Ângela, Jardim São José, Jardim São Luiz, Jardim Sumaré, Jardim Zara, Nova Aliança, Nova Ribeirânia, Núcleo São Luís, Parque Dos Bandeirantes, Presidente Médici, Quinta Da Primavera, Quintas De São José, Recreio Anhangüera, Recreio Das Acácias, República, Reserva San Pedro, Reserva San Tiago, Reserva Sul, Condomínio Resort, Residencial Alto Do Castelo, Residencial E Comercial Palmares, Residencial Greenville, Residencial Jatobá, Residencial Jequitibá, Residencial Morro Do Ipê, Ribeirânia, Santa Cruz Do José Jacques, Sítio São Bento 2, Solar Boa Vista, Vila Amélia, Vila Do Golf, Vila Seixas, Vila Tamandaré, Vila Tibério
Além do representante do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Itamar Junior, do prefeito Duarte Nogueira, Secretária Municipal de Assistência Social, Glaucia Berenice, também estiveram presentes na inauguração da nova sede, Jean Alex de Andrade dos Santos - diretor Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS Ribeirão Preto, Também o vice-prefeito Daniel Gobbi, Secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, Rene Scatena, secretário Adjunto da Casa Civil, representantes do legislativo, Conselheiros Tutelares, Diretores e representantes das Proteções Sociais Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social.
O novo CRAS fica na Rua São José, 223, no Centro de Ribeirão.
O que é o CRAS
Os serviços oferecidos são:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): o principal serviço do CRAS, no qual é desenvolvido o trabalho social com famílias. Possui caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos, promover acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.
As ações do PAIF ocorrem através de atendimentos individualizados e coletivos.
• Acolhida em grupo: primeiro contato da família com o serviço. Acontece às quintas-feiras, manhã e tarde;
• Oficinas com famílias beneficiárias dos Programas: Bolsa Família (novos beneficiários e condicionalidades) e Viva Leite;
• Ações no Território (palestras, rodas de conversa, campanhas);
• Atendimentos particularizados;
• Visitas Domiciliares às famílias acompanhadas;
• Articulação com a rede;
• Acompanhamento familiar
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): complementar ao trabalho desenvolvido pelo PAIF e PAEFI. Objetiva o fortalecimento das relações familiares e comunitárias. Ocorrem nos SCFVs para crianças e adolescentes e para pessoas idosas de execução direta e com as OSCs parceiras da SEMAS. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas e com Deficiência (SPSBD): a finalidade de prevenir agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários tendo como premissa o atendimento em domicílio à pessoa idosa e com deficiência sem ou com mobilidade reduzida. No CRAS 1, esse serviço é desenvolvido por projetos e OSCs parceiras da SEMAS.
Rede Socioassistencial Referenciada: composta por 83 participantes de diferentes serviços que, juntos, se fortalecem na prestação de serviço às famílias referenciadas ao CRAS 1. As reuniões mensais ocorrem na 4ª terça-feira do mês e com contatos diários em grupo de WhatsApp.