Convocada pelo CRAS 2, reunião acontece mensalmente entre os serviços de atendimento que incluem Assistência Social, Saúde e organizações da sociedade civil

Fotos: Divulgação 

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, foi realizada a reunião de rede do CRAS 2, zona norte da cidade, onde foi apresentado o fluxo de atendimento e as demandas do CREAS 4 – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, inaugurado em março deste ano, bairro Avelino Palma. Mensalmente as equipes dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, realizam a chamada reunião de rede, onde são convidados representantes dos serviços da Assistência Social, da secretaria da Saúde e Organizações da Sociedade Civil, nos territórios de referência em cada um deles.

Regina Crasto é coordenadora do CRAS 2, responsável pela convocação da reunião de rede mensalmente, e explica a importância a articulação. “Realizamos a reunião de rede mensalmente com o objetivo de integração e articulação dos serviços. Pode ocorrer de todos estarem atendendo o mesmo indivíduo ou família e neste caso a discussão enriquece a tomada de decisões. A rede se fortalece com o objetivo de melhor atender os cidadãos e discute as situações do território”, conclui.

“Hoje fizemos a apresentação do CREAS, onde destaquei as formas de encaminhamento, como é desenvolvido o trabalho e sobre a importância da articulação em rede”, conta Paula Pimenta, coordenadora do CREAS 4.

Além dos profissionais do CREAS 4 e do CRAS 2, estiveram presentes profissionais dos quatro Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da região norte, profissionais da Unidade Básica de Saúde Vila Mariana, da Unidade de Saúde da Família Avelino Palma, o CER/NADEF, a OSC Caminhando, OSC Crescer Cidadão e OSC Mãos Unidas.

CREAS 4

No CREAS o principal serviço é o PAEFI - Serviço Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos, que são atendimentos continuados a vítimas de violência que contempla a acolhida inicial, atendimentos individuais, articulação com a rede, visitas domiciliares e acompanhamento das famílias.

Além do PAEFI, são oferecidos o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida, que também será desenvolvido no local, em parceria com a Organização Mãos Unidas. Também foi estabelecida parceria com o curso de Psicologia da Universidade Barão de Mauá, cujos professores e alunos darão atendimento a grupos de famílias vítimas de diferentes violências.

Foi elaborado um cronograma de atividade anual que, com o apoio do Departamento de Proteção Social Especial, desenvolve ações com grupos vulneráveis (população idosa, pessoas com deficiência, público LGBTQIAP+, mulheres, crianças e adolescentes).

CRAS 2

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS 2 é responsável pela oferta de Serviços da Proteção Social Básica do SUAS, com capacidade para o referenciamento de 5.000 famílias /ano. A unidade atende em média 850 famílias ao mês, moradores da região Norte.

No CRAS é oferecido o PAIF - Serviço de Atendimento Integral à Família, que consiste no trabalho social com famílias para fortalecer a função protetiva familiar, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir com a melhoria de qualidade de vida dessas famílias.

O CRAS atua ainda na organização e articulação com a Rede Socioassistencial e referencia os usuários para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV de administração direta (Simioni, Vila Mariana, Marincek e Estação do Alto) e indireta (Crescer Cidadão), atuando na prevenção de situações de risco social, com crianças, adolescentes e idosos.

Atualmente oferece cursos profissionalizantes em parceria com o Centro de Qualificação Social e Profissional, também da Secretaria de Assistência Social

As unidades ficam na Rua Virgílio Antonio Simionato, 315, no bairro Avelino Alves Palma. Elas funcionam no mesmo prédio, mas em blocos distintos. Oferecendo diversos serviços sociais de apoio e orientação, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) oferece atendimentos de média e alta complexidade à pessoas e famílias em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos. Já os serviços de baixa complexidade são oferecidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).