Creche de Ribeirão Preto registra terceira invasão em dez dias e deixa pais assustados

Segundo relatos de familiares, a sequência de crimes tem gerado apreensão entre os pais, que cobram medidas mais eficazes de proteção

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Creche de Ribeirão Preto registra terceira invasão em dez dias e deixa pais assustados

O Centro de Educação Infantil Alaor Galvão César, em Ribeirão Preto, foi alvo de uma terceira invasão em menos de dez dias. Três criminosos entraram na unidade e furtaram cabos de energia, deixando parte da escola sem iluminação; também foram registradas avarias em portas, portões e aparelhos de ar-condicionado.

Segundo relatos de familiares, a sequência de crimes tem gerado apreensão entre os pais, que cobram medidas mais eficazes de proteção. Um dos responsáveis afirmou que, apesar de haver vigilância terceirizada, a equipe tem encontrado dificuldade para acionar as forças de segurança com rapidez.

Os dois episódios anteriores ocorreram nas noites de 26 e 28 de janeiro, quando ladrões também arrancaram fiação da caixa de luz e chegaram a levar a bomba da caixa d'água. Naquela ocasião, 107 crianças, que participavam de atividades de férias, ficaram sem iluminação, ventilação e ar-condicionado. As invasões anteriores também provocaram destruição em salas de aula e na área de refeições, além de danos em calhas que geraram infiltrações.

A Secretaria Municipal de Educação informou que a escola possui vigilância terceirizada e circuito de câmeras, mas que o sistema foi comprometido pelo corte da fiação. A pasta afirmou que os reparos já foram iniciados e que avalia a adoção de medidas adicionais de segurança. Em nota, a secretaria declarou que as atividades devem ser retomadas normalmente na quinta-feira (5).

A Guarda Civil Metropolitana comunicou que vai intensificar as rondas nas imediações da creche e em regiões próximas, como resposta às ocorrências recentes. A investigação das invasões segue em andamento pelas autoridades competentes.