Creches conveniadas retomam atendimento após acordo sobre pagamentos pendentes em Ribeirão Preto

A suspensão anunciada pelas instituições foi revertida após uma reunião com representantes da Administração Municipal

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Creches conveniadas retomam atendimento após acordo sobre pagamentos pendentes em Ribeirão Preto

As 29 creches e escolas conveniadas com a Prefeitura de Ribeirão Preto retomaram o atendimento normalmente depois de um impasse que chegou a colocar em risco a continuidade das aulas, informou a Unef (União das Entidades Filantrópicas de Ribeirão Preto).

A suspensão anunciada pelas instituições foi revertida após uma reunião com representantes da Administração Municipal. No encontro, a prefeitura se comprometeu a quitar integralmente os valores referentes ao reequilíbrio financeiro pendentes até o dia 16 de janeiro e também garantiu a renovação dos contratos para 2026.

Segundo a Unef, o conflito teve como origem a recomposição salarial prevista no dissídio de 2025, negociada no ano passado, cuja parcela de reequilíbrio ainda não havia sido paga integralmente a parte das entidades. A entidade disse que não se tratou de corte de repasses, mas de atraso no pagamento da recomposição acordada, e que o reajuste negociado foi reconhecido pelas creches como um avanço.

No fim de 2025, as entidades e a prefeitura ajustaram um índice de 10% para o reequilíbrio de 2025, estendendo o mesmo percentual a 2026, em substituição ao índice de 4,23% previsto originalmente com base no IPCA.

A Secretaria Municipal da Educação, por sua vez, emitiu nota afirmando que não há parcelas de repasse em atraso e que os instrumentos contratuais vigentes estão em dia. A pasta ressaltou que os Termos de Colaboração continuam válidos e que, segundo a administração, não havia justificativa contratual para a paralisação do atendimento.

Sobre a regularização dos pagamentos, a Prefeitura informou que 13 das 29 instituições já receberam o reequilíbrio financeiro referente a 2025; outras cinco terão o pagamento realizado em 16 de janeiro; e as 11 restantes estão em fase final de entrega de documentação para serem contempladas na mesma data, desde que não haja pendências nos registros.

Com o acordo e a previsão de quitação até 16 de janeiro, as unidades funcionaram normalmente no dia 9, evitando impacto imediato às famílias atendidas pelas creches e escolas conveniadas.