22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto ocorreu de 12 a 20 agosto e recebeu 320 de projeto social
Fotos: Divulgação
Em um mundo em constante transformação, onde as disparidades sociais geram consequências profundas, é fundamental reconhecer e abordar a importância do acesso à cultura para crianças em situação de vulnerabilidade. Um acesso que, antes de ser luxo, é uma ferramenta poderosa para a construção do futuro desses jovens e, portanto, de uma sociedade mais igualitária e justa. Pensando nisso, a SEMAS (Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto), proporcionou uma atividade especial para 320 crianças e adolescentes atendidas pelos serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos: um passeio guiado e interativo à 22ª FIL, Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
“A cultura desempenha um papel fundamental para a formação de cidadãos informados, empáticos e conscientes. Para crianças em vulnerabilidade social, ela pode ser a luz que guiará seus caminhos a um futuro promissor”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Glaucia Berenice.
Segundo ela, a identificação com personagens literários ou figuras históricas que superaram desafios semelhantes pode motivar as crianças a perseguir objetivos educacionais e profissionais com determinação renovada. “Além disso, programas de educação artística e cultural proporcionam às crianças um espaço para expressarem suas próprias vozes, sentimentos e pensamentos, o que promove a autoestima, a autoexpressão e a construção da identidade, elementos fundamentais para o desenvolvimento saudável de qualquer indivíduo”.