Crime ambiental em Sertãozinho

Um homem foi flagrado por câmeras de monitoramento enquanto incendiava uma caçamba de um dos 30 ecopontos disponíveis para descarte de resíduos em Sertãozinho

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Crime ambiental em Sertãozinho

Um homem foi flagrado por câmeras de monitoramento enquanto incendiava uma caçamba de um dos 30 ecopontos disponíveis para descarte de resíduos em Sertãozinho.

Assista ao vídeo abaixo

O ato, considerado crime ambiental, gerou indignação na comunidade local. O vídeo capturado mostra claramente que o indivíduo se dirigiu ao local com a intenção de provocar o incêndio.

Após a identificação do fato, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura agiu rapidamente, encaminhando o material para investigação pelo GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), ligado ao Ministério Público, responsável por apurar crimes ambientais na região.

Conforme o artigo 250 do Código Penal Brasileiro, incêndios que colocam em risco vidas, integridade física ou patrimônio estão sujeitos a pena de três a seis anos de reclusão, além de multa.

Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, ressaltou que a tecnologia, como câmeras e drones, tem sido fundamental para identificar autores de delitos ambientais e que o infrator será responsabilizado.

A Prefeitura de Sertãozinho mantém 30 ecopontos para facilitar o descarte correto e combater o descarte irregular, que ainda persiste em diversos locais da cidade. Para intensificar a fiscalização, uma força-tarefa envolvendo os órgãos ambientais, fiscalização de obras e Guarda Civil Metropolitana atua continuamente, monitorando pontos críticos, inclusive com apoio de drones.

O secretário também alertou para o aumento dos riscos durante o período de estiagem, enfatizando a importância da participação da população na preservação ambiental e na denúncia de atitudes suspeitas, garantindo o sigilo dos denunciantes.

Para comunicar irregularidades, os cidadãos podem contatar a Secretaria de Meio Ambiente pelo WhatsApp (16) 99141-0844, telefone (16) 3946-7808 ou e-mail meioambiente@sertaozinho.sp.gov.br, além dos demais canais de segurança pública disponíveis.

0:00
/2:00