O deputado federal e ex-ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), esteve em Ribeirão Preto para uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes, localizada na Cava do Bosque.
O encontro, intermediado pela vereadora Duda Hidalgo (PT), teve como foco principal o pedido de apoio para a reforma da pista de atletismo da Universidade de São Paulo (USP).
O secretário de Esportes do município, Matheus Henrique da Silva, destacou a necessidade de um equipamento com medidas oficiais e piso adequado para a prática de atletismo de alto rendimento.
Segundo ele, a USP já possui um plano de reforma e um orçamento inicial de cerca de R$ 1 milhão, mas o valor total estimado para a obra ultrapassa R$ 3 milhões. A verba complementar poderia ser viabilizada por meio dos recursos aos quais o deputado federal tem acesso.
Atualmente, Ribeirão Preto conta com uma pista de atletismo ao redor do campo na Cava do Bosque, porém, sem dimensões oficiais e com problemas no piso. Matheus Henrique classificou o estado da pista como resultado de mau uso e ressaltou que os atletas locais acabam treinando em estruturas oferecidas pela cidade vizinha de Sertãozinho.
Além da reforma da pista, a reunião abordou a Lei de Incentivo ao Esporte e os planos para a criação de novos espaços destinados à prática esportiva de alto nível na cidade, como o Centro Olímpico de Ribeirão Preto, cuja construção está prevista para a zona Norte, conforme anunciado em 2023.
Orlando Silva, que foi ministro do Esporte entre 2006 e 2011, ressaltou a importância do investimento privado no esporte e elogiou a capacidade da região em formar atletas de destaque.