A cidade de Sertãozinho recebeu de forma calorosa dois atletas consagrados internacionalmente: Diego Hypólito, ex-ginasta da seleção brasileira e medalhista olímpico, e Branco Zanol, ex-atleta da seleção brasileira de judô e referência na modalidade.
Os visitantes ilustres estiveram na EMEIF “Profª Cleuza Maria Pontes Braz”, situada no Conjunto Habitacional José Garcia da Costa, para uma missão muito especial: realizar a abertura oficial do Projeto Superação, em Sertãozinho, que atenderá até 100 alunos da escola na modalidade judô, incluindo a disponibilização de todo o material necessário para a prática esportiva. A iniciativa é realizada pelo Instituto Lino Barros com apoio do Ministério do Esporte.
Com uma quadra repleta de estudantes empolgadíssimos e nas presenças de diversas autoridades municipais, como o prefeito Zezinho Gimenez; a vice-prefeita Cássia Soares; os secretários de Educação e de Esportes e Lazer, Elaine Silva e Luís Fernando Laurenti, respectivamente, além de vereadores e outros secretários municipais, Branco Zanol explanou sobre o projeto que está beneficiando outras 19 cidades e representa uma iniciativa de valorização do esporte como ferramenta de transformação social e construção de cidadania, e tem o objetivo de inspirar crianças e adolescentes por meio de relatos de superação, disciplina e conquistas que marcaram a trajetória dos dois atletas no esporte de alto rendimento.
Diego Hypólito, um dos maiores nomes da ginástica artística brasileira, contou sobre sua trajetória até conquistar duas medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais (2005 e 2007) e de fazer história ao conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, no solo, tornando-se o primeiro ginasta masculino do Brasil a subir ao pódio olímpico. Depois de ser assistido por diversos olhinhos encantados com sua presença, Diego interagiu com os alunos e realizou até alguns saltos de ginástica.
Hypólito também pôde assistir a uma apresentação de arcos da equipe sertanezina de ginástica rítmica que, no mês passado, ficou em segundo lugar na classificação geral dos Jogos Regionais, conferindo a todas as atletas a medalha de prata da competição.
Entusiasta do esporte, o prefeito Zezinho Gimenez elogiou os atletas pela iniciativa. “Em meus quatro mandatos passados, construímos alguns dos principais polos esportivos da cidade, incluindo o poliesportivo deste bairro e esta escola que está sendo contemplada com o Projeto Superação. Nosso governo valoriza o esporte como ferramenta de saúde, bem-estar, integração social e, sobretudo, combate às vulnerabilidades. Só podemos agradecer por nossa cidade ter sido uma das 20 escolhidas”, afirmou.
Recapitulando: o Projeto Superação atenderá até 100 alunos da Escola “Profª Cleuza Maria Pontes Braz”, inicialmente pelo período de 12 meses. Aqueles que aproveitaram a primeira semana de volta às aulas e se inscreveram, já foram contemplados com o kit para a prática de judô, contendo quimono, faixa branca, camiseta, um par de chinelos, uma squeeze e uma sacochila.