A Divisão de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Ribeirão Preto impactou mais de 7,4 mil munícipes neste ano de 2022. Ao todo, foram seis Mutirões do Emprego, um Mutirão do Estágio, um Mutirão da Qualificação, além da participação em outros dois Mutirões do Emprego e a realização de seis Feirões de Entrevistas, totalizando 13 ações executadas.
O principal objetivo do órgão é cooperar no intercâmbio da Prefeitura Municipal com outros órgãos e entidades, públicos e privados, de forma estratégica e ativa para o desenvolvimento de ações e programas referentes a programas de Trabalho, Emprego e Renda no município.
O primeiro ato, em 2022, foi um Mini Mutirão do Emprego que aconteceu no dia 1º de Maio, na 10° Festa do Trabalhador, no Clube dos Comerciários, com 500 vagas de emprego e 400 atendimentos. O segundo foi em parceria com a Etec JMS – Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva, um Mutirão do Emprego, do Imposto de Renda e do MEI, com 755 vagas de empregos ofertadas por mais de 20 empresas, orientação e a realização de declaração do Imposto de Renda da população, orientação e soluções para os MEI´s, com mais 1.300 atendimentos. O terceiro foi focado em vagas de Bares, Restaurantes, Hotelaria e Turismo de Ribeirão Preto, com 400 vagas, 37 empresas e mais de 600 atendimentos. O quarto foi realizado no Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto, com mais de mil vagas de empregos, 300 vagas de oficina gratuita de captação e edição de imagens e mais de 700 pessoas atendidas. O quinto também aconteceu no Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto, com mais de 1,5 mil vagas de empregos e 600 atendimentos, e o sexto, com mais de mil vagas, foi uma segunda edição focada em vagas de Bares, Restaurantes, Hotelaria e Turismo de Ribeirão Preto, com 28 empresas e mais de 500 atendimentos.
O Mutirão do Estágio foi realizado em parceria com a Etec JMS – Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva, com 700 vagas de estágio e 300 atendimentos; o 1º Mutirão da Qualificação de Ribeirão Preto foi realizado em dois dias, com inscrições (no centro da cidade, no Calçadão), divulgação e orientações sobre as mais de mil vagas dos cursos técnicos gratuitos oferecidos pela ETEC – dividas em 32 cursos técnicos, e mil vagas de cursos de tecnologia oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo, divididas em nove cursos online e gratuitos, com mais de 500 atendimentos.
Além dos Mutirões, a Divisão de Trabalho, Emprego e Renda realizou seis edições do Feirão das Entrevistas, que diferente dos mutirões em que as pessoas entregam seus currículos aos empregadores, nos Feirões, os candidatos já saem com o local, o dia e o horário da entrevista marcados. Nessas ações, as vagas ofertadas exigem ensino fundamental ou ensino médio completo e não exigem experiência, focando os jovens e pessoas para o primeiro emprego.
Os Feirões das Entrevistas acontecem sempre no centro da cidade, no Calçadão, facilitando o acesso para toda a população: o 1º Feirão de Agendamentos de Entrevistas divulgou 350 vagas de emprego e realizou mais de 500 atendimentos em dois dias de ação; o 2º Feirão de Agendamentos de Entrevistas para 350 vagas de emprego e 400 atendimentos em dois dias de ação; o 3º Feirão de Agendamentos de Entrevista ofertou 400 vagas para entrevista e mais de 400 atendimentos em dois dias de ação; o 4° Feirão de Agendamento de Entrevistas no Calçadão da cidade divulgou 450 vagas de empregos e mais de 700 atendimentos em dois dias; no 5° Feirão de Agendamentos de Entrevistas, foram mais de 300 vagas de emprego e próximo de 200 atendimentos em um dia de ação; o 6° Feirão de Agendamentos de Entrevistas apresentou 500 vagas de empregos e atendimento para 300 pessoas.