Dois casos de violência envolvendo suspeitos que foram detidos pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) foram registrados em Ribeirão Preto.
No primeiro incidente, um homem entrou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, na Vila Virgínia, onde sua companheira estava sendo atendida, e passou a agredi-la com socos no rosto. Uma enfermeira que tentou intervir também foi atingida. Testemunhas, pacientes e vigilantes da unidade, acionaram a GCM e conteram o agressor, que havia sido retirado da UPA por outro paciente até a chegada das viaturas. Em patrulhamento nas imediações da comunidade da Mangueira os agentes localizaram e prenderam o suspeito. As duas vítimas receberam atendimento na própria UPA e não tiveram ferimentos graves. O homem foi autuado em flagrante por violência doméstica e encaminhado a uma unidade prisional, ficando à disposição da Justiça.
No segundo caso, a Patrulha Maria da Penha foi acionada no Jardim Dr. Paulo Gomes Romeo por descumprimento de medida protetiva. A vítima relatou que o homem tentou entrar na sua residência e fugiu, mas forneceu características do suspeito. Ele foi encontrado em uma rua a menos de 100 metros do imóvel e, no momento da abordagem, ofereceu resistência. Segundo a GCM, o homem declarou ser soropositivo para HIV, tentou se ferir e ameaçou expor sangue aos agentes. Ele foi imobilizado seguindo procedimentos previstos, algemado e levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). O suspeito foi preso e responderá por descumprimento de medida protetiva, ameaça e resistência à prisão.