Ação promove encontros com músicos de Ribeirão Preto e de outras cidades com o objetivo de difundir o Chorinho em uma apresentação gratuita
Foto: Divulgação
O "Choro na Esquina" já reuniu centenas de pessoas que acompanharam a apresentação dos integrantes do projeto "Choro da Casa" e convidados como Cacilda Mehmari, Fernanda Marx e Javiera Hunfan. Neste domingo, dia 10 de setembro, às 9h30, o hall do Teatro Minaz recebe o convidado Paulinho Leme, pianista, acordeonista, compositor e educador musical, para compartilhar seus conhecimentos e proporcionar ao público um contato maior com o gênero musical.
A série "Choro na Esquina" é um evento gratuito, sem a necessidade de retirar ingressos. Uma realização da Cia. Minaz, em parceria com o projeto Choro da Casa e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.
Paulinho Leme possui extensa carreira musical, com mais de 25 anos de experiência, seja atuando em palcos, estúdios, bares, jam sessions ou nas calorosas rodas de choro. É integrante do quinteto instrumental "Grupo Cincado", do grupo de choro Rabo de Gato, "Guilherme Girardi Quinteto" e possui um duo com o violonista Cristiano Pedroso. Acompanha a cantora Rita Taufic desde 2010.
Sempre esteve envolvido com a música instrumental brasileira e com o jazz. Atualmente navega pelo universo do choro, seja em apresentações, rodas, discos, ou como professor de encontros deste gênero.
O Projeto Choro da Casa foi criado em 2012 por músicos com o intuito de disseminar e tornar acessível a música brasileira, através de uma série de ações culturais, com o objetivo de propagar o chorinho brasileiro na cidade de Ribeirão Preto/SP, como por exemplo, as oficinas de música gratuitas, concertos nos diversos espaços culturais da cidade e rodas ao ar livre para a população em geral.
Com mais de 10 anos de existência, o Projeto Choro da Casa esteve ao lado de músicos com reconhecimento nacional, promovendo festivais e transformando Ribeirão Preto em uma cidade referência ao estilo chorinho brasileiro.
O Projeto tem como objetivo estimular ações continuadas em prol da real transformação sociocultural, tornar acessível à população a rica e genuína música brasileira, fomentar o interesse e incentivar as possibilidades da profissionalização artística dos jovens participantes, através das atividades de formação à população e aos artistas interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos
Também busca fortalecer o intercâmbio entre os artistas locais e de outras localidades, inclusive artistas reconhecidos nacionalmente, com o intuito de resgatar, difundir e homenagear as histórias e obras dos antigos e contemporâneos compositores locais de choro, para ocupar os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade e ampliar a formação de público apreciador de choro.
Serviço
Choro na Esquina
Data: 10 de setembro (domingo)
Horário: a partir das 9h30
Entrada: gratuito
Local: salão Teatro Minaz
Endereço: rua Carlos Chagas nº 273 – Jardim Paulista