Eclipse total de 2027 terá até 6 minutos de escuridão e traçado passará pela África e Europa

De acordo com os cálculos divulgados, a sombra projetada pela Lua percorrerá a superfície por cerca de 3 horas e 20 minutos

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Eclipse total de 2027 terá até 6 minutos de escuridão e traçado passará pela África e Europa

A Nasa prevê para 2 de agosto de 2027 um eclipse solar total que deixará faixas da superfície terrestre na escuridão por até 6 minutos e 22 segundos, segundo agências e portais especializados. A zona de totalidade terá aproximadamente 257 quilômetros de largura e cruzará países da África, Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Ocidental, entre eles Marrocos, Espanha, Argélia, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Iêmen e Somália. O ponto de maior duração estará no Egito.

De acordo com os cálculos divulgados, a sombra projetada pela Lua percorrerá a superfície por cerca de 3 horas e 20 minutos, com início estimado às 8h26 e término às 11h48 (horário de Brasília). Observadores fora da faixa de totalidade verão apenas um eclipse parcial, em que parte do disco solar ficará encoberta.

Especialistas apontam que a combinação de fatores astronômicos deve ampliar o tempo de totalidade: a Terra estará próxima do afélio, seu ponto mais distante do Sol, fazendo o astro parecer um pouco menor; a Lua estará em perigeu, mais próxima da Terra; e a trajetória da sombra cruzará regiões próximas ao Equador, onde o movimento aparente sobre a superfície é mais lento. Condições meteorológicas favoráveis, como céu limpo, serão essenciais para boa visibilidade nas áreas de totalidade.

Calendário próximo: além do evento de 2027, já há eclipses previstos para 2026. Em 17 de fevereiro de 2026 haverá um eclipse solar anular, o chamado “anel de fogo”, visível principalmente sobre partes do Oceano Pacífico e da Antártida; no Brasil esse fenômeno aparecerá de forma parcial. Outro eclipse solar em 12 de agosto de 2026 deve cruzar o Ártico, Groenlândia, Islândia, parte do Atlântico, Portugal e o norte da Espanha. Para a lua, estão previstos um eclipse total em 3 de março de 2026 (a chamada “Lua de Sangue”), com visibilidade em várias regiões brasileiras, e um eclipse lunar parcial em 28 de agosto de 2026.

As projeções e detalhes técnicos foram divulgados pela Nasa e por portais especializados em astronomia que acompanham esses eventos.