Ecopontos receberam mais de 30 toneladas de lixo eletrônico nos últimos cinco meses

Ecopontos receberam mais de 30 toneladas de lixo eletrônico nos últimos cinco meses

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ecopontos receberam mais de 30 toneladas de lixo eletrônico nos últimos cinco meses

Os Ecopontos da cidade recebem lixo eletrônico desde setembro de 2023

Fotos: Divulgação

Para atender à população, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), realiza desde dia 23 de setembro do ano passado, a coleta gratuita de eletrônicos em todos os ecopontos de Ribeirão Preto.

De acordo com a secretária da pasta, Catherine D’Andrea foram recolhidos aproximadamente 6 toneladas de lixos eletrônicos por mês que somam até o momento mais de 30 toneladas. “O descarte correto de eletroeletrônicos é crucial para evitar a poluição ambiental, proteger a saúde humana, conservar recursos naturais e promover a economia circular, oferecendo uma ampla gama de benefícios, desde a preservação ambiental até o estímulo à economia sustentável e à inovação tecnológica”, explicou.

Ribeirão Preto conta com seis ecopontos em funcionamento, localizados em pontos estratégicos da cidade e preparados para receber materiais recicláveis, resíduos da construção civil, lixo eletrônico e inservíveis. 

O serviço é totalmente gratuito à população e funciona todos os dias da semana, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Cada pessoa pode fazer a entrega voluntária de até 1m³ de resíduos (entulho, móveis velhos, colchões, lixo reciclável e eletrônicos).

De acordo com as Leis Municipais nº 2095/06 e 2503/11, o descarte irregular é crime. Uma maneira de combater essa ação é denunciando os infratores pelo telefone 156 - SAM (Serviço de Atendimento ao Munícipe) ou pelo 199, na Guarda Civil Metropolitana.