A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, informou nesta sexta-feira (22/08/2025) que o município terá tratamento diferenciado no Edital de Produção de Longas‑Metragens (ProAC nº 01/2025). Projetos que declararem e comprovarem a realização de pelo menos 70% das filmagens em cidades integradas à São Paulo State Film Commission, rede da qual Ribeirão Preto faz parte, receberão um ponto adicional na avaliação final do processo seletivo.
A medida, segundo a administração municipal, visa atrair mais produções para a cidade e fortalecer a cadeia local do audiovisual, gerando empregos e oportunidades para profissionais e empresas da região. A São Paulo State Film Commission apoia produções com articulação junto a órgãos públicos, emissão de licenças e facilitação de logística e infraestrutura nos municípios participantes.
Maria Eugênia Biffi, secretária de Cultura e Turismo, afirmou que a iniciativa busca tornar Ribeirão Preto mais competitiva no setor criativo, aproveitando a infraestrutura e o potencial urbano e regional para aumentar a visibilidade da cidade no mercado audiovisual.
As inscrições para o ProAC nº 01/2025 estão disponíveis no site da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O critério do ponto adicional passa a integrar a avaliação dos projetos, elevando as chances de aprovação das propostas que priorizarem filmagens na cidade e em municípios da film commission.