Educação instala 2º sistema fotovoltaico em escola da rede municipal

Educação instala 2º sistema fotovoltaico em escola da rede municipal

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Educação instala 2º sistema fotovoltaico em escola da rede municipal

Escola de educação infantil Dr. Fábio dos Santos Musa recebeu 236 placas solares, que vão produzir energia limpa e sustentável

Foto: Fernando Gonzaga

O prefeito Duarte Nogueira, acompanhado do secretário da Educação, Felipe Elias Miguel e de outras autoridades, ativou na manhã desta sexta-feira, dia 8 de dezembro, o sistema fotovoltaico da Escola de Educação Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa, no bairro Jardim Cristo Redentor. A unidade é gerida pela Fundação Educandário, parceira da Prefeitura, e é a segunda da rede municipal a produzir energia elétrica limpa. A 1ª unidade que recebeu o recurso foi a EMEF Profª Dercy Célia Seixas Ferrari, localizada no bairro Jardim Juliana.

Na EEI Fábio Musa foram instaladas 236 placas de 535k, numa área de 605,8 m², com potência de 128,15k. Hoje, a escola paga R$ 13.644,00 reais mensalmente de energia e a projeção é chegar ao valor de R$ 3.000,00 reais. O retorno do investimento será em pouco mais de três anos.

“A instalação de placas fotovoltaicas para a produção de energia elétrica limpa é uma escolha consciente e sustentável, que contribui para a proteção do meio ambiente e para a mitigação das mudanças climáticas. Essa tecnologia é capaz de captar a energia do sol e convertê-la em eletricidade, sem gerar emissões de gases de efeito estufa ou outros poluentes”, pontuou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, “a expectativa é de executarmos, até o final de 2024, a instalação das placas em mais escolas da rede”.

Placas Fotovoltaicas – Painéis solares fotovoltaicos, também chamados de placas solares fotovoltaicas, são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz solar. Estas células são, por vezes, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz. As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.