A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP está com inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento em Esporte Paralímpico, ofertado na modalidade on-line em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.
A formação tem início previsto para 6 de abril de 2026 e segue até 30 de dezembro do mesmo ano. As matrículas podem ser realizadas até 31 de março de 2026. Voltado a graduandos e graduados de qualquer área que atuem ou queiram atuar em escolas, prefeituras, clubes, ONGs e projetos sociais, o curso pretende suprir a demanda por formação técnica e com base científica no campo do esporte paralímpico. Serão 150 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
A carga total é de 188 horas, com aulas remotas às segundas e quartas-feiras, das 20h às 22h, pela plataforma Google Meet. Além das atividades à distância, estão previstas duas visitas presenciais, incluindo ações no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
A estrutura pedagógica está dividida em dois blocos: o primeiro foca em iniciação, formação e gestão do esporte paralímpico; o segundo aborda o treinamento de rendimento nas diferentes modalidades. Entre as competências a serem desenvolvidas estão o entendimento do sistema de classificação funcional, a análise das modalidades a partir de base científica e a formação em liderança, gestão e resolução de problemas práticos.
A coordenação é do professor Hugo Tourinho Filho, com vice-coordenação do professor Rafael Pombo Menezes, ambos da EEFERP. Informações sobre valores e formas de pagamento, bem como o link de inscrição, estão disponíveis no portal da escola. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3315-0355.