No próximo domingo, 3 de agosto de 2025, mais de cinco mil eleitores de Guatapará, município da região de Ribeirão Preto, irão às urnas para escolher o novo prefeito da cidade.
A eleição suplementar foi convocada após o afastamento do ex-prefeito Ailton Aparecido da Silva (MDB), que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano.
Quatro candidatos disputam o cargo: Ângelo Igino (MDB), César Bomfim (PP), Chicão (REP) e Gildemir (PSD). As votações ocorrerão das 8h às 17h, organizadas pela 293ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, distribuídas em três locais de votação e 20 seções eleitorais.
A diplomação do vencedor está prevista para acontecer até 5 de setembro de 2025, com mandato válido até o final de 2028. A decisão do TSE, tomada por unanimidade, declarou a inelegibilidade de Ailton Aparecido da Silva com base na chamada inelegibilidade reflexa, devido ao fato de ser filho do ex-prefeito Juracy Costa Silva, falecido durante o segundo mandato consecutivo.
O tribunal entendeu que o intervalo de quatro meses entre o falecimento do ex-mandatário e as eleições seguintes configurou um terceiro mandato, o que torna Ailton inapto para concorrer ao cargo. A população local acompanhará atentamente este pleito, que definirá os rumos da administração municipal para os próximos anos.