Mais de 2 mil alunos já passaram pelo curso profissionalizante
Fotos: Prefeitura/CCS
Na tarde desta terça-feira, dia 6, a Escola de Marcenaria da Organização Comunitária Santo Antônio Maria Claret, recebeu a visita do prefeito, Duarte Nogueira, que esteve acompanhado pelos secretários da Educação, Felipe Miguel, da Secretaria de Assistência Social, Glaucia Berenice e do secretário de Inovação e Desenvolvimento, Leonidas Neto. Durante a visita foi anunciado pelo chefe do Executivo que o convênio para manutenção das atividades da Escola será renovado para os próximos cinco anos.
A entidade atende, atualmente, 120 alunos de 12 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social com busca espontânea e encaminhados pela rede. O trabalho da Escola de Marcenaria foi iniciado em 1976, oficializado no ano de 1979 e desde a sua fundação, mais de 2 mil alunos já passaram pelo curso. Para participar, os jovens precisam obrigatoriamente frequentar a escola regular e, por isso, as aulas são sempre durante o contraturno escolar: das 7h às 11h30 ou entre 12h30 e 17h.
“É muito importante que os jovens tenham um espaço de alta qualidade tanto na profissionalização, como na forma acolhedora como são recebidos pelos professores e organizadores. Como mãe fico tranquila em saber que meu filho não está na rua e tem esse apoio que faz toda a diferença”, explica Janaina Teles, mãe de Gabriel Fabrício, de 14 anos, aluno há 3 anos do curso.
A organização alia trabalho, ciência e cultura para formar, não apenas profissionais de grande qualidade, mas cidadãos plenos e respeitáveis. “Entendemos a importância dessa iniciativa que gera mão de obra qualificada e portas abertas para o mercado de trabalho. A educação e a qualificação transformam vidas. Por isso temos investido em importantes iniciativas nesses segmentos, em nosso município”, destacou o prefeito.
Durante os três anos de duração do curso, os alunos têm aulas de oficinas de informática, de preparação para o mundo do trabalho, de leitura e interpretação de desenho técnico, oficina de violão popular, oficina de ciências, oficina de habilidades sociais. Para recreação, os alunos contam com jogos de mesa, pebolin, ping-pong, exposição dos trabalhos, reunião de pais, comemorações de datas festivas, refeições e eventos diversos.