Prêmio tem como objetivo valorizar e incentivar projetos e iniciativas voltados à segurança no trânsito
Foto: Divulgação
O Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), divulgou o resultado do Prêmio SENATRAN 2023 e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, de Ribeirão Preto, foi a grande vencedora da Categoria X, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito.
O prêmio tem como objetivo valorizar e incentivar projetos e iniciativas que contribuem para a melhoria da segurança viária no país. Os trabalhos foram avaliados e escolhidos pelas comissões julgadoras. A escola receberá um prêmio no valor de R$20 mil reais no dia 13 de dezembro, em Brasília.
O Projeto Educação para o Trânsito desenvolvido pela escola, em parceria com o Programa EDUCA, promovido em sinergia entre a RP MOBI – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto – e o ONSV – Observatório Nacional de Segurança Viária –, emergiu como um caminho para mobilizar estudantes, familiares e comunidade escolar. A iniciativa visa a sensibilização para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, com a realização de diversas ações que pudessem orientar pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, e passageiros acerca do respeito às leis de trânsito e do emprego de posturas que minimizam acidentes que provocam ferimentos graves e óbitos oriundos do trânsito.
Prêmio SENATRAN é realizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A premiação busca reconhecer boas práticas, iniciativas, projetos e produção técnico-científica voltados à segurança no trânsito, além de conscientizar a sociedade no propósito de redução dos sinistros de trânsito. O prêmio também vai destacar cidades e estados que estão apresentando resultados na redução de mortalidade no trânsito.
O Prêmio Senatran tem como público-alvo órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) de todo país, instituições de ensino, empresas não-governamentais, empresas públicas e privadas, profissionais matriculados na educação superior, entre outros. A edição deste ano é separada em 13 categorias subdivididas em cinco grandes grupos. Todos vencedores, receberão troféus e certificados, além do direito de utilizar o Selo Prêmio Senatran na divulgação do trabalho realizado.