Espetáculo inspirado em mitos da floresta fará quatro apresentações gratuitas na região

As sessões são gratuitas; recomenda-se chegar com antecedência devido à lotação limitada dos espaços

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Espetáculo inspirado em mitos da floresta fará quatro apresentações gratuitas na região

O grupo Cia Libélulas apresenta, entre 26 e 29 de março, a montagem Sonhos da Mata, espetáculo não verbal que mescla teatro de sombras e animação para recuperar lendas brasileiras e discutir a relação entre seres humanos e meio ambiente. As apresentações gratuitas acontecem em Serrana (26/3), Taquaritinga (27/3), Sertãozinho (28/3) e Ribeirão Preto (29/3), em horários e locais distintos que atendem a públicos variados.

Fruto de pesquisa sobre figuras do imaginário popular, como Curupira, Boiúna, Anhangá, Mãe do Ouro e Matinta Pereira, a peça propõe uma experiência sensorial e poética que valoriza saberes ancestrais e a consciência ecológica. A encenação privilegia recursos visuais, música e movimentos corporais, criando imagens que dialogam com a cosmovisão indígena e com questões ambientais contemporâneas, como a crise climática e a necessidade de preservação.

A montagem foi pensada para ser acessível: por não haver diálogo falado, o espetáculo integra públicos surdos e ouvintes, buscando uma experiência compartilhada entre diferentes idades e perfis. Segundo a idealizadora Daniele Viola, a proposta é olhar para a natureza como um sujeito com o qual precisamos conviver e aprender.

Cronograma:

  • 26/3 (quinta), 14h — Fundação Cultural de Serrana (Rua Barão do Rio Branco, 339)
  • 27/3 (sexta), 13h — Cine Teatro São Pedro, Taquaritinga (Praça Horácio Ramalho)
  • 28/3 (sábado), 16h — Teatro Municipal Prof.ª Olympia Faria de Aguiar Adami, Sertãozinho (R. Washington Luiz, 1131)
  • 29/3 (domingo), 16h — Teatro do Campus da USP, Ribeirão Preto (Rotatória Central S/N)

As sessões são gratuitas; recomenda-se chegar com antecedência devido à lotação limitada dos espaços.