As ações são para conscientizar à população da importância da doação de sangue e prevenção de acidentes envolvendo queimaduras
Fotos: Fernando Gonzaga
No mês do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, a Fundação Dom Pedro II abraçou duas campanhas de conscientização importantes. E, para chamar a atenção das pessoas que circulam pelo centro da cidade, a esplanada do Theatro Pedro II irá receber iluminações diferentes.
“As campanhas são formas de divulgar a importância para os temas em questão. Prevenir acidentes por queimaduras e doar sangue podem salvar vidas. O Theatro Pedro II está engajado nessas ações, apoiando e divulgando”, afirma Nicanor Lopes, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II.
Até o dia 09 de junho, a iluminação será laranja, alusiva a Campanha Junho Laranja, que tem objetivo de divulgar medidas preventivas necessárias para evitar acidentes envolvendo queimaduras. A ação faz parte da campanha realizada pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, unidade de urgência e emergência, referência no atendimento deste tipo de acidentes no estado.
De acordo com informações do Hospital das Clínicas, as queimaduras são feridas traumáticas e caracterizam uma das condições mais devastadoras no atendimento à saúde. Além de afetarem adultos e crianças, costumam causar dores, longos períodos de internação, diversas sequelas para a vítima e, em casos graves, até a morte. São acidentes que podem ser prevenidos, uma vez que a maior parte acontece dentro de casa. No Brasil, por ano, cerca de um milhão de pessoas são vítimas desse tipo de acidentes.
Campanha Junho Vermelho
Entre os dias 10 e 18 de junho, a cor da iluminação será a vermelha, alusiva a Campanha de Junho Vermelho, em homenagem ao dia do Doador de Sangue, comemorado 14 de junho, e a importância da doação de sangue.
A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo, e a importância da doação precisa ser divulgada para a população. Não existe nada que substitua o sangue, por isso, é importante ser doador e doar sangue. Com este tipo de ação, é possível promover a conscientização e a ação voluntária diante de desastres naturais, pacientes com doenças no sangue e que precisam de transfusões, como os portadores de leucemia e Talassemia, entre outras situações onde o “sangue” é necessário. A realização da iluminação vermelha, foi um pedido das Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA).
A rede Hemocentro RP coleta cerca de 97 mil bolsas de sangue por ano. Mas para manter o estoque em níveis ideais são necessárias ao menos 130 mil bolsas por ano. Por isso, é muito importante constantes campanhas para que mais pessoas possam ser tornar doadores. Em Ribeirão Preto, o Hemocentro RP oferece duas unidades para receber doação de sangue - Unidade Campus HC, localizado à avenida Catão Roxo, 2501, bairro Monte Alegre, e o Posto de Coleta, localizado à rua Quintino Bocaíuva, 470, Centro. Nos dois locais, o atendimento oferecido é de qualidade e com total segurança.
Ribeirão Preto, 168 anos
E para fechar o mês, entre os dias 19 a 30 de junho, para comemorar os 168 anos de Ribeirão Preto, a fachada do Theatro Pedro II receberá a iluminação branca e azul, alusivas as cores da bandeira do município. “A história de Ribeirão Preto se mistura com as atividades do Theatro Pedro II. Essa é a forma mais bonita e popular, que nós da Fundação Dom Pedro II encontramos para homenagear nossa querida Ribeirão Preto”, conclui o presidente.