32 adesivos foram afixados na avenida. Para utilizar, usuários devem apontar a câmera do celular para o código
Fotos: Divulgação
A segunda etapa de implantação dos adesivos com QR Code (aquela codificação quadrada na cor preta – semelhante a um código de barras) em paradas de ônibus foi concluída nesta quinta-feira, 9 de maio, em 17 estações de ônibus localizadas na avenida Presidente Vargas, na região Sul. A iniciativa é mais um investimento da prefeitura por meio da RP Mobi e do consórcio PróUrbano.
O objetivo deste formato de comunicação online é permitir que usuários do transporte coletivo urbano saibam as informações sobre horários e tempo de espera do ônibus que aguardam no local.
As paradas de ônibus onde foram colocados os adesivos de identificação são georreferenciadas. Quando o passageiro direcionar o leitor do celular para a imagem do QR Code fixada na parada, automaticamente será aberto um site com a lista das próximas linhas a passar pelo local e o tempo estimado para chegada.
A RP Mobi destaca que as mesmas informações inseridas nestes códigos podem ser conferidas pelo aplicativo CittaMobi, disponível para os sistemas Android e iOS.
A próxima etapa de implantação destes adesivos com códigos informativos de resposta rápida será realizada em outras avenidas dos corredores do transporte coletivo urbano.
Em fevereiro, 100 adesivos deste modelo foram afixados em 50 totens localizados nas regiões Central, Norte e Oeste de Ribeirão Preto.
“Essa é mais uma alternativa disponível na cidade para quem ainda não utiliza o aplicativo que permite acompanhar o horário dos ônibus em tempo real. Nosso intuito maior é sempre estimular as boas práticas para garantir maior qualidade do serviço de transporte coletivo”, afirma o diretor da RP Mobi, Marcelo Galli.